Estado inaugura Centro de Detenção Provisória em Jundiaí

CDP é modelo de unidade prisional para abrigar presos que aguardam julgamento

sex, 10/09/2010 - 8h17 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h40)

O governador Alberto Goldman e o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, inauguraram nesta sexta-feira, 10, o Centro de Detenção Provisória de Jundiaí – a segunda unidade prisional a ser entregue no ano de 2010. A unidade terá capacidade para abrigar 768 presos provisórios.

O CDP foi construído com base em sólidos projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos e com foco na segurança. Com isso, são garantidas melhorias para o homem preso e também para o policial, que pode se dedicar ainda mais ao trabalho investigativo e de capturas. A sociedade também é beneficiada, pois passa a contar com mais segurança – já que, na maioria dos casos, os Distritos Policiais localizam-se em regiões centrais dos municípios.

Mais segurança 

O CDP é um modelo de unidade prisional para abrigar presos que aguardam julgamento. Ao custo de R$ 21.665.626,61, a unidade de Jundiaí foi construída em uma área de 6.987,19 m² e conta com oito raios, onde se localizam as celas e os pátios de atividades. Cada raio tem a capacidade para abrigar 96 detentos e conta com um pátio de sol exclusivo.

Os raios são interligados por uma galeria central com acesso exclusivo por meio de gaiolas localizadas em cada raio. O controle e segurança da área dos detentos são realizados pelo pavimento superior da galeria central e pelas torres de vigia localizadas em cada canto da muralha de segurança. No acesso frontal da área de segurança dos raios, localiza-se o Pavilhão de Inclusão e Saúde, com dois pavimentos.

Na área externa, o paisagismo abrange o plantio de grama, implantação de pisos destinados à circulação de pedestres e veículos motorizados, além do tratamento dos taludes.

O setor interno, delimitado pela muralha de segurança, tem um sistema viário interno que circunda as edificações prisionais, denominado de zona de tiro. O setor prisional é constituído pelo edifício da Inclusão, Triagem e Saúde e a galeria com circulação central.

Em seguida, interligados pela galeria com acesso por meio de gaiolas ficam os raios com as celas e pátios para os detentos e os edifícios de serviços para trabalho. Na muralha de segurança localizam-se as torres de vigia, sendo uma em cada canto e as guaritas intermediárias.

Para coibir a entrada de objetos não permitidos, além de contar com corpo funcional qualificado, o CDP está equipado com equipamentos de segurança: quatro portais detectores de metais – sendo dois deles de grande intensidade e sensibilidade, além de aparelhos de raio-x de menor e maior porte e banquinhos detectores.

O quadro funcional da nova unidade é composto pelos seguintes servidores:

– Agentes de Segurança Penitenciária (ASP’s)
– Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP’s)
– Assistente Social
– Enfermeiro
– Auxiliar de Enfermagem
– Médico Clínico Geral
– Médico Psiquiátrico
– Psicólogo
– Cirurgião Dentista
– Oficial Administrativo
– Oficial Operacional

Os funcionários da área de segurança receberam treinamento específico, por meio de cursos de formação, com base em noções de segurança, disciplina, com total valorização dos direitos humanos.

Transferência de presos

Com a entrega do CDP, inicialmente será feita de forma gradativa somente a transferência dos presos da Cadeia Pública de Jundiaí. O processo acontecerá de acordo com as normas e critérios de segurança e urgência adotados entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP).

Por questão de segurança, a SAP não se manifesta sobre transferências e nem o número de presos transferidos a cada movimentação até que cada uma delas seja devidamente concluída.

Da Secretaria de Administração Penitenciária