Estado inaugura Casa Mãe da Penitenciária Feminina do Butantan

Espaço amplia oferta de locais adequados para acolhimento de mães e bebês no sistema prisional paulista

qua, 23/02/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Casa Mãe, inaugurada este mês dentro da Penitenciária Feminina “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan, irá acolher reeducandas do regime semiaberto e seus bebês durante os seis meses do período de amamentação. O espaço complementa as alas de puérperas já existentes para presas provisórias e do regime fechado nas Penitenciárias Femininas de Sant´Ana e da Capital.

A cerimônia de inauguração teve a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; da diretora-executiva da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – FUNAP, Lúcia Casali; do Coordenador das Unidades Prisionais da Capital e Grande São Paulo, Hugo Berni Neto; da Secretária da Secretaria da Mulher da Cidade de Cotia, Angela Maluf, além de diretores de unidades prisionais da região.

Antes do descerramento da placa, Lúcia Casali reforçou a satisfação da FUNAP, através da grife DASPRE, em apoiar a iniciativa da PF do Butantan. O secretário Lourival Gomes fez um levantamento de todo o esforço realizado por sua gestão em atender às especificidades femininas, que culminou na construção dos primeiros presídios especialmente planejados para mulheres – a primeira unidade será entregue em março deste ano, em Tremembé. A própria criação da Casa Mãe faz parte deste empenho em prol da população feminina, com a inauguração de uma ala específica para as reeducandas do regime semiaberto. 

Os visitantes puderam conferir o capricho da Casa Mãe, pensada em todos os detalhes: das cores suaves aos espaços para banho do bebê, trocador, lactário (local para preparo de bebidas lácteas e complementares aos lactantes), área para recreação e cursos para as mães. O local acomoda confortavelmente 11 reeducandas e seus bebês, dispondo de quatro banheiros, além de uma ducha extra.  No dia 10, a Casa Mãe recebeu a primeira dupla que irá habitar o novo espaço.

Da Secretaria da Administração Penitenciária