Estado inaugura ambulatório de especialidades no Emílio Ribas

Hospital-símbolo do combate à Aids amplia em quase 70% capacidade para consultas com especialistas; no local também funcionará um centro de testes rápidos de HIV

qui, 01/12/2011 - 9h01 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 14h50)

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, um novo e moderno ambulatório no hospital estadual Emílio Ribas. Com isso, a capacidade de consultas com médicos especialistas será ampliada em 67%. O investimento foi de R$ 6 milhões em reformas e compra de equipamentos.

No local também funcionará um centro de testes rápidos de HIV, com resultados em 15 minutos. Antes os pacientes demoravam em média duas semanas para poderem retirar o exame.

“São Paulo dá mais um avanço importante no combate à aids e no combate às moléstias infecciosas. Vindo para cá, o ambulatório ajuda o hospital e aí nós começaremos a reforma e o restauro do hospital Emílio Ribas, que passará de 199 para 300 leitos para moléstias infecciosas”, declarou Alckmin.

Com o novo ambulatório o número de consultas mensais passará de 3 mil para 5 mil. Além disso o prédio de internações do Emílio Ribas terá capacidade para mais leitos, uma vez que o atendimento ambulatorial será transferido para o novo espaço. O prédio terá duas salas com pressão negativa, para atendimento de pacientes com tuberculose.

“São Paulo ganha um ambulatório novo em folha na área de infectologia, com modernas instalações e corpo clínico altamente qualificado para atender os pacientes soropositivos e outras doenças infecto-contagiosas. É um hospital centenário que se renova para o século 21”, afirmou o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O projeto modernizou o modelo de atendimento atual e oferece andares setorizados por cores, além de amplos consultórios e um ambiente confortável, adequado para os profissionais e pacientes. Logo na recepção, os usuários recebem uma identificação com a cor do setor em que será realizada a consulta.

“Todo o projeto teve como objetivo a atualização de fluxos e a melhoria do acolhimento, com locais preparados para oferecer o melhor tratamento ao paciente”, diz o médico infectologista David Uip, diretor do Emílio Ribas.

No local serão oferecidas nas áreas de infectologia, dermatologia, ginecologia, neurologia, cardiologia e pediatria, entre outras, além de atendimento multiprofissional com psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. O ambulatório também possibilitará a integração de dois consultórios odontológicos e da farmácia ambulatorial.

Já o novo centro de testagem rápida de HIV irá oferecer, além do resultado em 15 minutos, acompanhamento psicológico e seguimento médico, caso o exame dê positivo.

Da Secretaria da Saúde