Estado implanta novo assentamento no Pontal do Paranapanema

Localizado no município de Caiuá, assentamento beneficia 66 famílias de agricultores

qui, 18/03/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, e o diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Gustavo Ungaro, visitaram a região do Pontal do Paranapanema na quarta-feira, 17, para a implantação do assentamento Nossa Senhora das Graças. Localizado no município de Caiuá, o assentamento beneficia 66 famílias de agricultores, numa área total de 1.544,66 hectares.

Em seu discurso, o secretário afirmou que “O próximo passo é plantar e fazer isso progredir. Viemos de São Paulo até aqui em respeito a todos que lutaram para ter um pedaço de terra para plantar e, assim, melhorar a sua condição de vida.”

O diretor-executivo do Itesp também destacou a importância da implantação do assentamento. “Depois de muito tempo, esta área finalmente cumprirá a sua função social. Devemos comemorar essa conquista que viabiliza o que a constituição determina em benefício de quem mais precisa”, afirmou.

O evento contou com a participação de várias lideranças municipais, além das famílias beneficiadas. “Estou muito feliz de ser assentada da Nossa Senhora das Graças, depois de tantos anos de luta”, comemorou a representante dos assentados Marieta Barreto de Souza, que emendou um recado a seus colegas: “Vamos valorizar o meio ambiente, que é dele que sai o nosso sustento.”

Depois dos pronunciamentos, foram plantaram mudas de árvores frutíferas, que simbolizam o início da produção agrícola da área, e entregues para as famílias os termos de permissão de uso.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania