Estado homenageia militares que detiveram foragido em perseguição

Policiais participaram da prisão de fugitivo ocorrida na última sexta-feira, 8, na capital

qua, 13/10/2010 - 14h09 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman se encontrou nesta quarta-feira, 13, com os policiais militares que participaram da prisão de um foragido da Justiça, após perseguição ocorrida na última sexta-feira, 8, no bairro da Barra Funda, zona oeste da Capital.

A homenagem aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, durante o ‘Café com o Comandante’, na Praça Coronel Fernando Prestes, bairro da Luz, região central da capital. Além do governador, também prestigiaram a solenidade o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab,

Os PMs 13 envolvidos na ocorrência – incluindo o sargento e o soldado que ficaram feridos – receberam certificados de honra ao mérito e troféus das mãos do governador, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo. O comandate Hamilton, repórter e piloto de helicóptero de uma emissora de televisão que registrou toda a ação, também participou do café da manhã, com os policiais homenageados.

Durante a homenagem, Goldman enfatizou o trabalho excepcional da corporação, não só de repressão, mas também de proteção ao cidadão. “Momentos muito dramáticos, difíceis, que mostram a preparação da Polícia Militar, o cumprimento das regras e procedimentos definidos em um momento de tensão. Não é fácil cumprir e lembrar, saber que você está buscando prender um bandido e ao mesmo tempo precisa cuidar para não ferir um cidadão inocente. A polícia está cada vez melhor preparada, mais capaz, cada vez mais competente para enfrentar o crime, consciente de seu dever de proteger os cidadãos”, justificou o governador.

Goldman contou que estava em seu gabinete quando foi informado sobre a perseguição e os momentos de angústia. Nesta manhã, ele agradeceu o trabalho da imprensa ao mostrar para todo o País a eficiência do trabalho da polícia paulista. “A imprensa estava presente, seguiu, filmou, ajudando de certa forma a mostrar a ação da Polícia Militar, que é vista como forte, repressiva. Além de apontar o trabalho de proteção, para que o cidadão se sinta mais protegido por essa corporação que honra o nosso Estado”.

O tenente Tiago José Tomazela, que comandava a ação que culminou na prisão do feirante W.G.S., de 39 anos, fugitivo de uma unidade penitenciária e procurado pela Justiça, falou sobre a perseguição que teve início na região da Cracolândia, durante um patrulhamento de rotina. “Ele não obedeceu a ordem de parada na região de Santa Cecília, atravessou sinais vermelhos, andou na contramão, subiu em calçadas e quase atropelou pessoas, bateu em diversos veículos e atropelou PMs. Ele utilizou veículo como arma. Fui o primeiro a efetuar disparos na direção do carro para tentar cessar a agressão; mesmo assim ele acelerou, mas foi abordado, algemado, socorrido e preso”, relembrou.

Gilberto Kassab demonstrou sua confiança na corporação. “A PM tem motivação, referência em termos de formação, caráter dos membros, capacitação. Estava acompanhando com ansiedade e muita atenção, mas com muita confiança na ação da nossa Polícia Militar”, destacou o prefeito.

A competência e o comprometimento da PM também foram enfatizados pelo coronel Camilo, que apontou o trabalho de defesa ao cidadão feito pelos homens e mulheres que atendem 15 mil ocorrências por dia, e mostrou seu orgulho por tê-los sob seu comando. Além disso, o coronel citou o uso do Método Giraldi de Tiro; o tiro de preservação da vida, que consiste em atirar apenas em última hipótese e com inteligência.

O comandante, que acompanhou a ação de seu gabinete, também falou da confiança que tem em seus homens. “Passamos a mesma ansiedade, a mesma tensão. Mas a gente tinha confiança de que a ocorrência seria bem resolvida pelo profissionalismo dos homens envolvidos no acompanhamento”, argumentou.

Policiais Militares homenageados:
. Tenente Tiago José Tomazela, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. 3º sargento Marcelo Aparecido Ferreira, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Cabo Cláudio Augusto Tavares da Silva, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Cabo Marcos Batista Lopes, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Marcelo Maximiano do Nascimento, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Carlos Augusto da Silva, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Luciano Luis da Silva, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Davis Guimarães Tardoc,  do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Eninei Soares, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Joelson Santos Souza, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. Soldado Alessandro Ferreira Toledo, do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (13ºBPM/M)

. 2º sargento Rubens Cláudio Nery da Silva, do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (4ºBPM/M)

. Soldado Jadson Adelino da Silva, do 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (4ºBPM/M)

 Do Portal do Governo do Estado de São Paulo