Estado garante vagas para mais 950 crianças no programa Creche Escola

Capital ganhou quatro unidades nesta quinta, resultados da parceria entre o Governo e a Prefeitura

qui, 25/10/2012 - 13h27 | Do Portal do Governo

Mais 950 crianças da capital garantem vaga na educação com a inauguração de quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) construídos por meio do programa Creche Escola, nesta quinta, 25. “Não há investimento mais importante que esse. Educação, saúde e segurança para mães e crianças, além da prioridade para o social”, afirmou o governador Geraldo Alckmin na inauguração do CEI Jardim Fontalis, na zona norte.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As quatro unidades são resultado na parceria entre o Governo e Prefeitura de São Paulo. Ao todo, o Estado investe R$ 80 milhões para construir na capital 42 creches, que oferecerão cerca de 8 mil vagas. Nesta quinta, Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab também descerraram as placas de fundação das creches Jardim Colorado I, em Sapopemba (zona leste), Fim de Semana, no Jardim São Luís (zona sul), e Tiquira, no Jardim Ângela (zona sul).

Educação inclusiva

O CEI Fontalis vai atender 230 crianças com até 3 anos e 11 meses de idade. Além de suprir uma demanda por vagas na educação infantil na região do Tremebé, a creche foi totalmente adaptada para receber crianças com deficiência, adotando o desenho universal que já é prática na habitação de interesse social (CDHU) e se estende para a educação infantil.

LEIA TAMBÉM:
Programa Creche Escola soma 419 adesões
Capital ganha primeira unidade do programa Creche Escola

Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, isso significa que crianças com e sem deficiência vão usufruir de um espaço inteiramente acessível. “Essas crianças que vão conviver [com crianças com deficiência] na primeira infância vão chegar ao ensino fundamental com o conceito de inclusão fortalecido, e isso gera impacto na escola, na vida social e na empregabilidade”, destacou a secretária.

O Estado tem sob sua responsabilidade o ensino fundamental (junto com prefeituras), ensino médio, ensino técnico, com as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as universidades, mas não deixou de olhar para a educação infantil. “O Governo resolveu inovar, fazendo parcerias com as prefeituras para ajudar a universalizar o ensino infantil, fazendo convênios para creches e pré-escolas”, disse Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado