Estado garante pagamento de complemento de salário de funcionários do InCor

Governador Cláudio Lembo e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniram nesta quinta-feira para tratar da crise na Fundação Zerbini

qui, 16/11/2006 - 13h32 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quinta-feira (16/11), o Governo do Estado de São Paulo, em acordo com o Governo Federal, decidiu criar uma comissão técnica, com representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde paulista, para estudar soluções a serem indicadas à Fundação Zerbini, mantenedora do Instituto do Coração (InCor).

A decisão ocorreu após reunião do governador Cláudio Lembo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Lembo reafirmou a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, que não terá interrupções no funcionamento. O secretário Barradas afirmou que o Governo do Estado se compromete a pagar a complementação salarial dos funcionários do InCor, até então feita pela Fundação Zerbini, até que haja uma solução definitiva para o problema. “Todos os funcionários do Hospital das Clínicas, que trabalham no InCor, receberão a complementação financeira necessária”, disse Barradas.

Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o ministro levantou a hipótese de repassar R$ 20 milhões para a Fundação, valores que possibilitariam os pagamentos de novembro e dezembro dos funcionários.

Lembo ressaltou que o Instituto do Coração é uma instituição estadual pública, enquanto a Fundação Zerbini é particular. “O Estado preservará o InCor, como sempre fez. A Fundação deve responder por seus atos presentes e passados”. De acordo com Lembo, há impedimentos legais para que verbas públicas sejam empregadas em instituições privadas.

Fundado há quase 30 anos, o Instituto do Coração é uma unidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, especializada no tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardíacas. O InCor é um dos mais modernos hospitais do mundo e atende a pacientes do SUS, além de convênios médicos e pacientes particulares. Em média, o hospital realiza mais de 260 mil consultas por ano, com 14 mil internações e 5 mil cirurgias. A dívida da Fundação Zerbini é de R$ 230 milhões.

Jaina Carvalho