Estado ganha primeira pista da América Latina para treinamento dos bombeiros

Comemoração aos 136 anos do Corpo de Bombeiros também teve entrega de 78 novas viaturas

qui, 10/03/2016 - 16h32 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo acaba de ganhar o Sistema de Estações para Simulação de Combate a Incêndios, a primeira pista para treinamento e aperfeiçoamento dos bombeiros na América Latina. A inauguração aconteceu durante solenidade em comemoração aos 136 anos do Corpo de Bombeiros.

A pista, que contém seis simuladores (fases) para instrução, ficará instalada na Escola Superior do Corpo de Bombeiros, no município de Franco da Rocha e servirá para os bombeiros de todo o Estado.

Nos simuladores, os agentes enfrentarão situações semelhantes às ocorrências atendidas no dia a dia. Com fogo real, mas em um ambiente controlado, os bombeiros verificarão a emissão de fumaça e gases gerados pelo fogo, compreendendo melhor os fenômenos que ocasionam incêndios.

Durante três semanas, uma equipe do Corpo de Bombeiros paulista recebeu treinamento para utilizar os simuladores da pista. As instruções foram aplicadas por bombeiros dos Estados Unidos.

Novas viaturas
Além da pista, 78 novas viaturas foram entregues. Os veículos, que são do modelo Renault Logan e Fiat Strada, serão distribuídos à Escola Superior de Bombeiros (ESB) e a 21 grupamentos (GB).

O Governo vem reforçando os recursos materiais das polícias. Desde 2011 o Estado de São Paulo recebeu 10.011 novas viaturas à Polícia Militar, 617 ao Corpo de Bombeiros, 3.522 à Polícia Civil e 288 à Polícia Técnico-Científica. O investimento total foi de R$ 867 milhões.

Do Portal do Governo do Estado