Estado ganha 7ª unidade do programa Fábricas de Cultura

Inaugurada no bairro de Capão Redondo, unidade conta com 4,2 mil metros quadrados de área construída para a realização de atividades gratuitas

sáb, 22/12/2012 - 12h01 | Do Portal do Governo

Os moradores do bairro de Capão Redondo, zona sul de São Paulo, foram contemplados neste sábado, 22, com uma unidade do programa Fábricas de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. Esta é a sétima Fábrica de Cultura a ser inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin desde o ano passado.

“Essa é a sétima Fábrica de Cultura e ainda temos mais três para inaugurar ano que vem. Já serão 10 em um total de 12 fábricas em regiões de maior vulnerabilidade juvenil. Isso ajuda também no rendimento escolar, que é a inclusão através da cultura. É um belíssimo prédio novinho com as melhores instalações, tudo gratuito e aberto aos jovens, crianças e famílias”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

O espaço conta com 4,2 mil metros quadrados de área construída e oferece 16 salas de aula equipadas para cada modalidade de ateliê a ser oferecida: música, dança, teatro, circo, multimeios, artes visuais e literatura, biblioteca com computadores conectados à internet, sala de múltiplo uso e um teatro de arena na área externa. O investimento na obra foi de R$ 11 milhões.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Conheça a Fábrica

Logo após o recesso de fim de ano, dia 2 de janeiro, a unidade estará aberta aos interessados em conhecer o espaço e ter informações sobre as atividades. A Biblioteca também estará aberta, com acervo e computadores disponíveis para consulta.

A partir de 14 de fevereiro até 1º de março acontece o programa “Fábrica Aberta”, com atividades livres ao público que queira conhecer na prática, sem compromisso, as diferentes modalidades oferecidas pelos ateliês. Já de 14 a 24 de fevereiro, os alunos poderão efetuar as matrículas nas aulas regulares, que começam no dia 5 de março.

ASSISTA AO VÍDEO
Conheça o programa Fábrica de Cultura, que promove inclusão por meio de educação, arte e conhecimento

A Fábrica vai fornecer aos aprendizes todo o material necessário, incluindo os instrumentos musicais. Serão oferecidos 25 ateliês, com 25 alunos por turma, na faixa dos 8 a 21 anos. Quem tem mais de 12 anos pode participar das “trilhas de produção”, sem idade limite. As trilhas são atividades de aprofundamento nas linguagens artísticas oferecidas pela Fábrica.

O espaço será gerido pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e a Literatura, uma das organizações sociais qualificadas para administrar instituições e programas culturais do Estado de São Paulo, em convênio com a Secretaria. Mais informações sobre o programa podem ser consultadas nos sites www.cultura.sp.gov.brwww.fabricasdecultura.sp.gov.br.

Outras unidades

Já estão em funcionamento as unidades de Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Vila Nova Cachoeirinha, Jardim São Luís e Parque Belém. Juntas, elas ofereceram em 2012 mais de 600 cursos regulares de iniciação artística, com 13 mil vagas disponíveis ao longo do ano para jovens e para a comunidade em geral. Nas atividades de difusão, que incluem shows, saraus, apresentações de dança e sessões de cinema, quase 240 mil pessoas foram beneficiadas. Outras três unidades do programa Fábricas de Cultura estão sendo finalizadas em Jaçanã, Cidade Tiradentes e Brasilândia. 

Do Portal do Governo do Estado