Estado firma parceria com instituto italiano para cursos na Etec Nova Luz

Convênio com a tradicional escola de enogastronomia italiana permitirá a instalação de um Centro de Hospitalidade na futura unidade

qui, 29/09/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza, autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, formalizou nesta quarta-feira, 28, um convênio com a tradicional escola de enogastronomia italiana ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners) para a instalação de um Centro de Hospitalidade na futura Escola Técnica Estadual (Etec) Nova Luz, prevista para 2012. O objetivo é investir em formação considerando um mercado de trabalho em constante crescimento e tendo em vista os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.

Durante o ato de assinatura, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e do cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, houve a apresentação da maquete do prédio, previsto para ficar pronto em 2012, com investimento estimado em R$ 60 milhões. Assinaram o termo de acordo a diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, e o diretor-presidente do ICIF, Bruno Libralon.

Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Técnico em Cozinha, Técnico em Hospedagem, e Técnico em Bar e Restaurante. Devem ser atendidos cerca de 500 alunos por ano. “Vamos treinar professores do Centro Paula Souza na nossa sede, no Castelo de Costigliole d’Asti, para que eles se tornem os multiplicadores da nossa didática. E os instrutores do ICIF virão da Itália para dar cursos na Etec Nova Luz. Assim vamos unir a qualidade do Paula Souza aos mais elevados padrões de ensino europeu”, diz Paola Tedeschi, representante do ICIF no País.

O prédio de 4 mil m2 na região da Nova Luz contará com cozinhas, sala para aula de cafeteria e bar, salas de confeitaria e panificação, laboratórios de análise sensorial, sala-restaurante para treinamento de serviço, salas de degustação, salas para treinamento em hotelaria, auditório e um mini-hotel com quatro apartamentos para hospedar professores e convidados do Centro Paula Souza, administrado pelos próprios alunos.

Bruno Libralon e Paola Tedeshi visitaram as obras da nova Etec junto com a diretora superintendente do Centro Paula Souza. Também participaram da vistoria a coordenadora de projetos da área de Hospitalidade do Centro Paula Souza, Esmeralda Serpa, e estudantes italianos.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia