Estado firma convênios para instalar mais 8 Etecs e Fatecs

Compromisso foi firmado nesta terça-feira, 24, entre prefeitos e o vice-governador Alberto Goldman

ter, 24/06/2008 - 17h30 | Do Portal do Governo

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman assinou nesta terça-feira, 24, convênios para a instalação de novas Etecs e Fatecs em oito municípios do Estado. As unidades serão implantadas em Itapecerica da Serra, Embu, São Vicente, Peruíbe, Nova Odessa, Piedade, Mogi das Cruzes e Bragança Paulista.

A assinatura desses convênios faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento e contou com a presença dos representantes de cada cidade. O vice-governador Alberto Goldman agradeceu a presença de todas as autoridades e ressaltou que esse é um dos projetos mais importantes do governo. Até o fim do Plano de Expansão o número de Fatecs do Estado passará de 26 para 52, enquanto nas Etecs a previsão é que o número de vagas salte de 77 mil para 177 mil.

Goldman explicou ainda que os convênios são parcerias entre o governo estadual e as prefeituras. Cada prefeito é responsável pela construção ou adequação do prédio para instalação da Fatec ou Etec, e o Centro Paula Souza cuida de toda a infra-estrutura restante, inclusive a parte pedagógica. “Gostaria de agradecer ao empenho de todos os prefeitos. Os que estão aqui hoje são os que já definiram os locais dos prédios e já têm os projetos encaminhados”, disse Goldman.

O primeiro a assinar o convênio foi o prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe. Logo depois, assinaram os convênios, a prefeita de Peruíbe, Julieta Fujinami Omuro; o vice-prefeito de São Vicente, Paulo de Souza; e o prefeito de Piedade, José Tadeu Resende. Para assinar o convênio de instalação da Fatec de Bragança Paulista estava presente o vice-prefeito João Carlos Monte Claro Vasconcelos. O assessor educacional Carlos Franco Rosa, representou a cidade de Nova Odessa. Também assinaram os convênios o chefe de gabinete de Embu, José Aparecido da Silva; e a Secretária Municipal de Educação de Itapecerica da Serra, Irani Conceição Bacieiga Roschel.

Também estavam presentes os deputados estaduais Maria Lúcia Amary, Luís Carlos Gondim, Marco Bertaiolli, Luciano Batista e Edmir Chedid. Por meio deles, o vice-governador agradeceu o empenho dos parlamentares paulistas em favor do Plano de Expansão do Ensino Profissional.

1 – Fatec Mogi das Cruzes

A Fatec de Mogi das Cruzes tem previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2008. Contará com 80 vagas- divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno- para os cursos de Rede de Empresas; Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio. Outras 80 vagas – também divididas por períodos- serão destinadas aos cursos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Até o final da expansão do curso, a Fatec deve contar com 960 matrículas. O prédio do extinto Cefam da Secretaria de Educação, que está localizado na Rua Carlos Barattino, 1.-Vila Magilar, está sendo adequado pela prefeitura para a instalação da Fatec.

2- Etec de Nova Odessa

A Etec de Nova Odessa tem previsão de início das aulas para o primeiro semestre de 2009. No total serão 280 vagas- 120 destinadas ao Ensino Médio (apenas no período matutino) .Nos cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho, as vagas são divididas por períodos- 40 no período vespertino e 40 no período noturno.  Até o final da expansão a Etec deve ter 360 matrículas no Ensino Médio e 960 matrículas no Ensino Técnico. As atividades serão iniciadas em um prédio provisório cedido pela Prefeitura, localizado na Estrada Municipal Rodolfo Kivtz s/n- Centro. Além da construção de um novo prédio em 2009, há previsão para implantação de 2 novas habilitações.

3- Etec de Embu

A Etec de Embu tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. Além das 160 vagas no período matutino para o Ensino Médio, são oferecidas mais 320 vagas para o Ensino Técnico, divididas em vários cursos sugeridos: Contabilidade, com 40 vagas para o período noturno; Eletroeletrônica com 80 vagas (40 no período vespertino e 40 no noturno); Gestão Ambiental, 40 vagas-período noturno; Informática, 40 vagas- período vespertino; Logística, 40 vagas-período vespertino; Secretariado, 40 vagas-período vespertino e 40 vagas no período noturno para o curso de Redes de Computadores.  Até o final da expansão a Etec deve ter 480 matrículas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A Prefeitura cedeu um terreno localizado na Rua Marcelino Pinto Teixeira s/n para a construção do prédio com recursos Fumefi/Governo do Estado.

4- Etec de Itapecerica da Serra

A Etec de Itapecerica da Serra tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. São 120 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 320 para o Ensino Técnico. Os cursos sugeridos são: Administração; Contabilidade; Cosmetologia e Química.Cada um desses cursos conta com 80 vagas dividas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno. Até o final da expansão, a Etec deve ter 360 vagas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A Prefeitura construirá um prédio na Rua Armando Sales, 3164, no bairro de Valo Velho.

5- Etec de Piedade

A Etec de Piedade tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009, com 80 vagas no Ensino Médio e 80 no Ensino Técnico. Serão dois cursos: Agricultura, com 40 vagas no período vespertino e Agroindústria, com 40 vagas também no período vespertino. Até o final da expansão deverão ser 240 vagas no Ensino Médio e 720 no Técnico (existe a previsão da implantação de mais um curso). Será construído mais um bloco no prédio cedido pela Prefeitura, que fica localizado na Rua Bento Xavier de Oliveira, 50- no bairro Paulas e Mendes.

6- Fatec de Bragança Paulista

A Fatec de Bragança Paulista tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2008. Contará com 80 vagas- divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno- para os cursos de Informática; Gestão Financeira e Gestão da Produção Industrial. Até o final da expansão, a Fatec deverá ter 480 matrículas. A instalação será feita em um prédio da Prefeitura na Rua 11, s/n, no bairro Henedina Cortez.

7- Etec de Peruíbe

A Etec de Peruíbe tem previsão para início das aulas em Fevereiro de 2009. São 80 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 200 vagas para o Técnico. O curso de Contabilidade contará com 40 vagas no período vespertino. Os outros cursos – Edificações; Logística- terão 80 vagas divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno. Ao final da expansão , a Etec deve ter 240 vagas no Ensino Médio e 960 no Técnico. As atividades serão iniciadas em um prédio provisório cedido pela Prefeitura, localizado na Av. São João, 545- Centro. Há previsão para a construção de um novo prédio em 2009.

8- Etec de São Vicente

A Etec de São Vicente tem previsão para início das aulas para o segundo semestre de 2008 para o Ensino Técnico, que contará com um total de 160 vagas. Os cursos sugeridos são Edificações e Informática, ambos serão divididos com 40 vagas para os períodos vespertino e noturno. O Ensino Médio tem previsão de implantação para 2009 e contará com 120 vagas no período matutino. Até o final da expansão, a Etec deverá ter 360 vagas para o Ensino Médio e 480 para o Técnico. A Prefeitura vai reformar e adequar um prédio cedido pela Secretaria de Educação, localizado na Praça Cel. Lopes, 387, no Centro.

 

Da Secretaria de Desenvolvimento

(I.P.)