Estado firma acordo para restauração da ponte de Chavantes

Convenio de recuperação foi assinado pelo governador José Serra nesta sexta-feira, 9, em Assis

sex, 09/05/2008 - 15h16 | Do Portal do Governo

Uma construção histórica que liga os Estados de São Paulo e Paraná ganhou o aval para restauração nesta sexta-feira, 9, em Assis. O governador José Serra assinou convênio para recuperação da ponte sobre o rio Paranapanema, resgatando do abandono uma obra construída em 1918 e que só encontra duas outras com arquitetura semelhante no país.

A Ponte Pênsil Alves de Lima liga os municípios de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR) e é tombada como patrimônio histórico tanto pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo) como pela CPC (Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná). A ponte está restrita ao uso dos pedestres e requer reformas no tabuleiro de madeira, além de reparos de falhas nos elementos de concreto, troca de elementos metálicos e pintura.

As obras de reparo serão feitas pela empresa CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Ela ganhou a obrigação como medida mitigatória imposta pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em função da operação de uma hidrelétrica em Ourinhos. A companhia já construiu uma ponte para o trânsito de veículos nas proximidades da ponte pênsil.

Manoel Schlindwein

(I.P.)