Estado fecha parceria com princesa Stéphanie e aluno irá conhecer Mônaco

Estudante de 4ª série será jurado no 33º Festival Internacional do Circo e conhecerá a princesa mais famosa do mundo

seg, 25/08/2008 - 11h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e o Principado de Mônaco fecharam parceria para que os alunos das escolas estaduais concorram a oportunidade única: ser jurado do maior festival de circo do mundo e conhecer Mônaco e a princesa mais famosa da atualidade, Stéphanie Marie Elisabeth, além de sua família real.

O projeto prevê que um estudante da quarta série do Ensino Fundamental da rede estadual seja jurado do 33ª edição do Festival Internacional do Circo. Pela primeira vez, crianças irão compor a comissão julgadora do tradicional festival, seguindo decisão própria princesa Stéphanie, que quis incluir na próxima edição do festival (em janeiro) crianças de 10 anos de seis países: Romênia, Estados Unidos, Alemanha, França, Principado de Mônaco e Brasil.

Pelo Brasil o escolhido será da rede estadual paulista. Os cerca de 260 mil alunos de quarta série da rede estadual poderão participar da seleção. O Principado de Mônaco escolherá os representantes dos seis paises por meio de um concurso de desenhos.

Em São Paulo o tema será “Respeitável Público: O Grande Circo do Brasil apresenta…”.

Os desenhos serão desenvolvidos em sala de aula, sob orientação do professor de artes. A escolha será feita em três fases. Na primeira será escolhido um desenho por escola participante. Depois serão selecionados três representantes em cada uma das 91 diretorias de ensino. Os 50 melhores desenhos selecionados em todo o Estado serão enviados à comissão julgadora de Mônaco, que escolherá o representante brasileiro no júri.

O aluno que tiver seu desenho escolhido irá ao Principado de Mônaco acompanhado por um responsável e um professor. Todas as despesas serão custeadas pela organização do festival. Além de ficar ao lado da princesa no camarote real durante o festival, o representante do ensino público do Estado irá sobrevoar o principado e também será recebido pela princesa para um jantar no Palácio Real.

Participação

As escolas têm até 29 de agosto para efetuar as inscrições. O resultado da etapa estadual, que determinará os 50 alunos finalistas, será divulgado a partir em 4 de outubro. Após esse período os desenhos serão enviados a Mônaco, onde serão avaliados. A data de divulgação do resultado final ainda não foi definida.

“A oportunidade possibilitará que nossas crianças tenham acesso à leitura, à cultura e ao universo das artes. Será uma viagem única para o ganhador. Mas todos os alunos que participarem ganharão, em conhecimento”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Mais informações sobre o Festival Internacional de Circo de Mônaco e sobre o regulamento do concurso de desenhos podem ser obtidas pelo endereço: www.crmariocovas.sp.gov.br

Secretaria da Educação

(C.C.)