Estado faz teste de HIV gratuito em servidores da Saúde

Além dos testes para o vírus da Aids, também será oferecido exames para sífilis e hepatites B e C

dom, 29/06/2008 - 17h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde irá disponibilizar a todos servidores da pasta o teste anti-HIV. A campanha será coordenada pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids na sede da Secretaria. A expectativa é atender cerca de 1.700 funcionários. 

Nos dias 1º e 2 de julho, serão feitas ações de sensibilização no anfiteatro da sede, no prédio da Av. Doutor Arnaldo. Das 9h30 às 14h30, os interessados poderão esclarecer suas dúvidas quanto ao teste e a doença.

Já a coleta de sangue será feita nos dias 3 e 4, das 10h às 16h, no ambulatório. Os exames serão entregues nos dias 21 e 22, no mesmo horário. O resultado é totalmente sigiloso. Além do teste para o vírus da Aids, os servidores também poderão fazer exames para sífilis e hepatites B e C.

A Aids é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento.  Quem é portador o vírus HIV e não sabe, além de não se cuidar pode transmiti-lo involuntariamente. Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. Os medicamentos oferecidos a todos os soropositivos garantem  qualidade de vida a eles.

 “Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde e para o controle da Aids”, diz Maria Clara Giana, diretora do CRT.

A sede da Secretaria de Estado da Saúde fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 – Cerqueira César.

Da Secretaria da Saúde

S.M.