Estado expande programa de moradia para idosos de baixa renda

Vila Dignidade oferece lares com mais qualidade de vida e conforto à 3ª idade

sex, 05/03/2010 - 16h10 | Do Portal do Governo

No Estado de São Paulo, os idosos representam 11,9% da população. De acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, são 4,3 milhões de idosos. Em 2020, serão 7,1 milhões. Para atender a terceira idade, o governo paulista desenvolve diversas ações e políticas públicas.

Para garantir moradia digna, mais qualidade de vida e conforto aos lares para as pessoas da terceira idade, o governo, com a CDHU, mantém o programa Vila Dignidade, pequenas vilas especialmente projetadas para os idosos de baixa renda, dotadas de assistência social, atividades socioculturais e de lazer. Vários itens de segurança e acessibilidade foram introduzidos nos conjuntos.

Os candidatos devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no município. Leia mais aqui.

Expansão

O Governo de São vai expandir o Programa Vila Dignidade também para os municípios de Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O governador José Serra e o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, assinaram nesta sexta-feira, 5, contratos para a construção de condomínios que oferecem moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. A cerimônia acontece durante visita ao primeiro Vila Dignidade entregue no Estado, no município de Avaré.

Os residenciais do Programa Vila Dignidade são projetados segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Os futuros condomínios do programa em Itapeva e Ribeirão Preto terão 18 casas cada um. Além disso, á está em licitação a construção de condomínios do programa em Caraguatatuba, Itapetininga, Ituverava, Limeira e Presidente Prudente. Está programada ainda a implantação do Vila Dignidade em Araraquara, Bauru, Cotia, Cubatão, Jaú, Jundiaí, Marília, Mogi Mirim, Santos, São José dos Campos e Tupã. Saiba mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da CDHU e da Secretaria da Habitação