Estado, escolas e sociedade se mobilizam na luta contra a dengue

Amanhã (28), videoconferência com participação de 2.300 escolas do Estado discute preparativos para o Dia D contra a doença

ter, 27/03/2007 - 16h10 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 28, das 10 às 12h30, as secretarias estaduais da Educação, Saúde e Meio Ambiente promovem a videoconferência “Mobilização contra a dengue no Estado de São Paulo”.  Profissionais das três secretarias falarão diretamente com dirigentes de ensino, diretores e professores das 2.300 escolas estaduais do Programa Escola da Família.

A intenção é prepará-los para conscientizar os alunos da rede pública de ensino, familiares e a comunidade sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

A videoconferência também será transmitida ao vivo pela internet nos sites da Rede do Saber e da Secretaria da Educação (Os internautas poderão participar enviando e-mails para a rededosaber.vc@sp.gov.br . Com isso, o objetivo é unir todos os segmentos da sociedade civil no combate a doença.

As propostas de ações que serão desenvolvidas no Dia “D” de combate a dengue, marcado para o próximo sábado (31), em todo Estado, estarão em pauta na videoconferência.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, foram registrados, no período de 1º de janeiro a 19 de março, 7.808 casos confirmados da doença no Estado, número 24% inferior ao mesmo período de 2006, quando foram constatados 10.257 casos.

Mas os profissionais da Saúde alertam que, mesmo com os números mostrando melhor cenário em relação a 2006, é de extrema importância que os paulistas fiquem alertas contra a dengue.

Comitê de Mobilização

O Comitê de Mobilização criado para combater a dengue em São Paulo fará, na quinta-feira (29), uma reunião na Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) para discutir os detalhes das ações do Dia D Estadual.

Participarão as diretorias regionais do órgão e representantes do Centro de Vigilância Epidemiológica, do Instituto de Saúde, da Defesa Civil, da Cetesb, do Metrô, da CPTM, da Imprensa Oficial do Estado, concessionárias de rodovias estaduais, Correios, Fiesp, Federação das Associações Comerciais do Estado, Associação Paulista de Supermercados, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, Secovi (Sindicato da Habitação) e Socicam, entre outros.

Seis milhões de panfletos com informações e dicas de prevenção contra a doença serão distribuídos pelo Comitê nos municípios paulistas. Em parceria com as prefeituras, também serão executadas ações de alerta e operações de varredura por todo o Estado.

Na próxima quinta-feira, 29, às 9h30, o Comitê de Mobilização se reúne, na sede da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para discutir os detalhes finais do plano de ação para o Dia D Estadual.

André Muniz