Estado entrega reforma da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba

O governador Alckmin entregou ainda um Poupatempo Móvel e recursos para o município

ter, 28/03/2006 - 20h40 | Do Portal do Governo

Encerrando a sua agenda, na região, o governador visitou o município de Araçatuba, onde inaugurou a nova ala da Santa Casa de Misericórdia. Serão acrescidos à unidade 106 leitos, além de UTI pós-operatória e unidade de serviços complementares, como sala de esterilização e lavanderia. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 15 milhões na nova ala, que terá 7.000 m².

A obra teve início em maio de 2004 e já está totalmente pronta. Além de mais espaço dedicado à população, a Santa Casa contará com modernos equipamentos, como tomógrafo, vídeo-endoscopia, vídeo-colonoscopia, vídeo-broncoscopia, ultra-som e completo equipamento para a UTI.  Alckmin entregou também uma ambulância para o Hospital Municipal Benita Fernandes e anunciou a implantação de uma Escola Téncica Estadual (ETE) e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec).

O governador entregou ainda a Unidade Móvel do Poupatempo que atenderá Araçatuba e região. A unidade móvel inicia sua operação em Araçatuba, na Praça do Terminal Rodoviário Urbano (Coletivo), antiga Estação Ferroviária, na Avenida Araçá, onde permanece até o dia 15 de abril, com horário de funcionamento das 8 às 20 horas, de segunda a sábado. O Posto tem capacidade para realizar 450 atendimentos diários.

A unidade itinerante do Poupatempo oferece à população os serviços de emissão da Carteira de Identidade, Atestado de Antecedentes Criminais, Declaração de Extravio do RG e Carteira de Trabalho. Além disso, é possível realizar serviços públicos pela Internet – pelo e-poupatempo -, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de débitos de IPVA, DPVAT, de Multas de Trânsito, de Pontos na CNH e de Débitos de Prestação da Casa Própria, consulta de Licenciamento de Veículos e emissão da segunda via de conta de energia elétrica, água e esgoto. O pagamento das taxas geradas pelos serviços é feito no próprio local, no caixa do Banco Nossa Caixa.

A Unidade Móvel do Poupatempo atenderá Araçatuba e mais 38 municípios do entorno, num raio de 125 km. Desta maneira, serão atendidas, além de Araçatuba, as seguintes cidades: Suzanápolis, Castilho, Sud Mennucci, Andradina, Murutinga do Sul, Nova Castilho, São José de Iracema, Guaraçai, Guzolândia, General Salgado, Mirandópolis, Luiziânia, Gastão Vidigal, Barbosa, Lavínia, Avanhandava, Turiúba, Auriflama, Alto Alegre, Lourdes, Nova Luzitânia, Santópolis do Aguapeí, Buritama, Piacatu, Penápolis, Valparaíso, Clementina, Gabriel Monteiro, Bento de Abreu, Braúna, Rubiácea, Brejo Alegre, Santo Antônio do Aracanguá, Glicério, Guararapes, Bilac, Coroados e Birigüi.

O atendimento itinerante permite que o Poupatempo Móvel percorra toda a região e permaneça por um período de três a quinze dias em cada roteiro, dependendo do número de habitantes e da demanda.

A próxima cidade a receber o Poupatempo Móvel será Birigüi. A Unidade permanecerá de 17 a 29 de abril no Paço Municipal, Praça James Mellor, s/nº, Centro, onde atenderá das 8 às 19 horas.  Alckmin ainda autoriza a implantação do curso de Bio Energia na Fatec do município.

Macedo Júnior / Carlos Prado