Estado entrega quatro novos trens à Linha 8-Diamante da CPTM

Salão contínuo é diferencial dos trens, que são equipados com tecnologia de ponta

seg, 06/02/2012 - 9h18 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 12h47)

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 6, os quatro primeiros novos trens para a Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os quatro trens já passaram pela fase de testes e a partir de agora entram no período de operação assistida, com técnicos monitorando as viagens com passageiros, fora dos horários de pico.

“O salão contínuo traz mais segurança, porque as pessoas podem ver todos os salões, acomoda melhor os nossos usuários e a pessoa pode passar de um carro para outro com o trem em movimento. É mais confortável. Temos ar-condicionado em todos os vagões, sistema de frenagem moderno, passa de 33% para 50% de motorização, acessibilidade para as pessoas com deficiência”, explicou o governador.

Fabricados pela CAF, na unidade de Hortolândia, os trens contam com oito carros cada e são equipados com tecnologia de ponta, com ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas. Além disso, têm monitoramento feito por meio de câmeras instaladas no interior das composições e na parte externa do primeiro e último carros, o que permite visualizar o movimento de usuários na plataforma da estação.

O maior diferencial em relação aos trens recém-adquiridos é o salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). Com 170 metros de comprimento, a parte externa do trem segue o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da frota e conta com design arrojado, layout moderno e funcional no seu interior. As composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e contam também com dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).

Modernização da Frota

Desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses quatro trens, o número em operação chega a 64. Os 41 trens restantes serão entregues gradativamente até 2013. Para reforçar a frota, a CPTM já iniciou o processo licitatório para a aquisição de mais 55 trens.

Da CPTM