Estado entrega primeiro AME do litoral paulista

Quando estiver funcionando a plena carga, terá capacidade para realizar cerca de 15 mil consultas, 22,5 mil exames e 330 cirurgias por mês

sáb, 17/01/2009 - 13h08 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou nesta sexta-feira, 16 de janeiro, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Caraguatatuba. A unidade, a primeira do litoral paulista, também será referência para os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Quando estiver funcionando a plena carga, terá capacidade para realizar cerca de 15 mil consultas, 22,5 mil exames e 330 cirurgias por mês.

Sobre a nova unidade, José Serra falou: “Este é um dos 40 ambulatórios médicos de especialidades que nós estamos fazendo no Estado de São Paulo. Aqui serão realizadas cerca de 24 mil consultas por mês, mais de 20 mil ou 30 mil exames médicos de diagnóstico, além de 330 cirurgias de maneira rápida, de segunda a sábado, 12 horas por dia. Isso vai aliviar os hospitais e os prontos-socorros que hoje recebem uma demanda que não é para eles, que é de consultas e de intervenções leves. É importante lembrar que este AME vai atender não apenas o município de Caraguatatuba, mas todo o Litoral Norte.”

Os AMEs fazem parte de um novo modelo de atendimento ambulatorial pela rede pública paulista, reunindo consultas com médicos especialistas e exames em um só local, em muitos casos no mesmo dia, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes, além de desafogar os hospitais, que poderão priorizar as internações e atendimentos de urgência.

Até 2010 serão 40 unidades em todo o Estado. Em Caraguatatuba, o diferencial será a possibilidade da realização de pequenas cirurgias. Este é o 13º AME entregue pela Secretaria desde 2007. Há seis unidades na capital, uma na região metropolitana, cinco no interior e um no litoral.

A região ganhou com o AME três especialidades médicas, mastologia, alergologia e reumatologia, que não existiam no litoral norte. Outras 22 especialidades médicas fazem parte do atendimento da unidade: broncoscopia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica reparadora, cirurgia vascular, colonoscopia, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, endoscopia, gastroenterologia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, ortopedia, neurologia adulto e infantil, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia e urologia.

Além das especialidades médicas, o AME possui equipe multidisciplinar composta por nutricionista, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. A população terá a disposição 19 consultórios e duas salas de cirurgia instalados em uma área de 2,4 mil m². O serviço conta ainda com sala para curativo, medicação, enfermagem, repouso/observação.

Para passar por uma consulta no AME o paciente deve ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde da região. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O AME de Caraguatatuba fica na Avenida Acre, 1080 – bairro Indaiá.

Da Secretaria da Saúde

(M.G.)