Estado entrega novos prédios de Instituto Médico Legal e de Criminalística no Interior

Os de Franca foram inaugurados na sexta-feira. Piracicaba, Avaré e Cruzeiro terão entrega em breve

sáb, 15/03/2008 - 12h27 | Do Portal do Governo

Depois da entrega das novas instalações do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística nessa sexta-feira (14) em Franca, no Interior paulista, as próximas cidades que devem ganhar prédios no mesmo modelo são Piracicaba, Avaré e Cruzeiro. “Os prédios já estão prontos e serão os próximos a serem inaugurados”, afirmou o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli.

Há dois anos a Polícia Técnico-Científica vem investindo no novo padrão de edifício, que reúne os peritos do IC e os médicos do IML no mesmo espaço. “É um conceito novo. A informação do legista é extremamente importante para o perito e vice-versa. Eles estarão em um prédio onde podem conversar, trocar idéias, o que é um benefício”, comentou Perioli.

Segundo ele, o novo conceito também busca mudar a imagem do IML e aproximá-la a de um hospital. “Ao contrário do que as pessoas imaginam, de 85% a 90% do movimento no IML é de vivos. Então, nós temos instalações adequadas para a realização dos trabalhos. Por exemplo, um exame sexológico, de uma violência sexual, tem uma sala própria pra essa finalidade. A clínica médica tem outra sala. Há uma só para cadáver em decomposição. A mesa de necropsia tem foco cirúrgico. Isso é um benefício importante para o trabalho pericial”, disse.

A unidade de Franca foi a quinta nesse padrão a ser inaugurada. Na Capital, há mais duas unidades, uma já pronta na zona leste e outra de IML sendo finalizada, na Fazenda da Juta. Além dessas, há em andamento prédios em Jaú, Lins e Penápolis (nessas duas últimas, a construção é apenas do IC porque o IML já tem unidade própria). Há ainda unidades sendo construídas em Registro e Tupã, com prazo de entrega de 180 dias.

Bárbara Mayumi, da Secretaria Estadual da Segurança Pública

(C.C.)