Estado entrega mais duas estações da CPTM

Mais uma etapa do Plano de Expansão do sistema de transporte sobre trilhos da Capital foi concluída nesta segunda-feira

seg, 21/04/2008 - 15h43 | Do Portal do Governo

(atualizada às 19h55)

Mais uma etapa do Plano de Expansão do sistema de transporte sobre trilhos da Capital foi concluída nesta segunda-feira, 21, com a inauguração pelo governador José Serra de duas estações na Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a chegada de quatro novos trens.

Com isso, São Paulo atinge a marca de 91 estações da CPTM num investimento de R$ 17 bilhões até 2010. O montante permitirá reduzir o tempo médio de viagem do paulistano em 25%.

A entrega marca a primeira fase de implantação do chamado metrô de superfície. Ao passageiro, o modelo significa mais conforto em trens com ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, entre outros itens. Para chegar a esse padrão, 12 novos trens foram adquiridos – seis já foram entregues na Linha 9. A licitação para aquisição de mais oito está em andamento, num total de 20 novas composições.

“Serão 90 mil passageiros a mais na Linha Esmeralda em trens confortáveis. Dos 240 quilômetros de linhas da CPTM, vamos modernizar 160 quilômetros com o propósito para aproximar a CPTM ao padrão do metrô”, observou Serra. “Estamos investindo para que a população tenha transporte mais rápido e com maior conforto”, completou o governador.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que a compra novos trens permitirá diminuir o tempo de espera do usuário nas plataformas de embarque. “O passageiro deve esperar a partir de agora de cinco a três minutos”, ilustrou Portella.

Para a extensão dessa linha até o bairro de Grajaú foram construídas três novas estações – Autódromo, Interlagos e Grajaú -, 8,5 km de via dupla sinalizada, uma subestação de energia, galerias de drenagem de águas pluviais, passarela de pedestre, muros e calçadas.

Com a conclusão das obras de extensão, não será mais necessária a transferência de trem na Estação Jurubatuba para seguir viagem até a última estação da linha, Grajaú. As novas vias já estão totalmente interligadas a partir da Estação Jurubatuba e a totalidade da frota que atende à Linha 9-Esmeralda fará o trajeto completo, de Osasco a Grajaú.

As novas estações contam com todos os itens de acessibilidade, em conformidade com a legislação federal e instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como elevadores, escadas rolantes, corrimãos, piso podotátil e sanitários unifamiliar (para pessoas com deficiência).

Para os moradores de bairros como Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú, além da valorização imobiliária da região, a obra trouxe mais qualidade de vida, com acesso a um transporte com grande ramificação na capital e região metropolitana (a CPTM passa por 22 municípios e tem integração gratuita com o Metrô, que atende a capital.

Linha 9-Esmeralda

A Linha 9-Esmeralda tem 18 estações distribuídas ao longo de 32,5 km de vias, de Osasco a Grajaú. A média diária de passageiros transportados é de 168 mil e estima-se aumento de 20 mil novos usuários a partir da abertura dessas duas unidades.

Além da extensão até Grajaú, a Linha 9 passará por completa modernização. As estações mais antigas serão reformadas. Até 2010, o valor investido nessa linha pelo Governo do Estado será de R$ 1,09 bilhão.

Participaram da inauguração o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o secretário de Estadual de Comunicação, Bruno Caetano, o ex-governador Cláudio Lembo, deputados estaduais, vereadores, entre outros. As duas estações entram em operação na madrugada desta terça-feira, 22, a partir das 4 horas.

Leia também:

Veja o que prevê o plano de expansão

A Estação Primavera-Interlagos

A Estação Grajaú

Novos trens

Cleber Mata e Secretaria dos Transportes Metropolitanos