Estado entrega mais 4,8km da ciclovia Rio Pinheiros da CPTM

Com a inauguração desse novo trecho, via se consolida como a maior da capital

sex, 10/02/2012 - 8h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h35)

Às vésperas de completar dois anos, a ciclovia Rio Pinheiros ganha mais 4,8 quilômetros de extensão. Nesta sexta-feira, 10, o governador Geraldo Alckmin entregou para operação o novo trecho entre as estações Vila Olímpia e Cidade Universitária, totalizando 18,8 quilômetros de via paralela à Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), da da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que também é responsável pela obra.

“Já vamos começar mais dois quilômetros para chegar até o Parque Vila Lobos. Então serão 21 quilômetros de ciclovia na marginal do Pinheiros, integrada às estações de trem, toda estação de trem com o bicicletário, integrando os nossos parques”, afirmou o governador.

A ciclovia que já era considerada a maior pista urbana fora de parques, torna-se também o principal eixo cicloviário da cidade ao facilitar o acesso à região da Cidade Universitária, entre outros pontos. As obras de ampliação contemplaram pavimentação, sinalizações horizontal e vertical da pista e a implantação de dois novos acessos: um pela estação Santo Amaro, liberado aos ciclistas desde o final de dezembro, e outro pela ponte da Cidade Universitária. Assim, a ciclovia passa a dispor de cinco acessos: os dois novos mais os três existentes (av. Miguel Yunes, estações Vila Olímpia e Jurubatuba).

Além disso, os ciclistas também terão à disposição mais três pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento em Santo Amaro, Cidade Jardim e Cidade Universitária. Somando-os aos dois existentes (da Av. Miguel Yunes e da Vila Olímpia), serão cinco pontos de apoio ao longo do percurso.

Sobre a ciclovia

Inserida no cenário urbano como alternativa segura de lazer e deslocamento para os moradores da capital, a Ciclovia Rio Pinheiros possibilita a integração com a natureza e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável. Desde sua inauguração, em 27 de fevereiro de 2010, a via já recebeu cerca de 500 mil ciclistas. A média é de dois mil aos domingos, mil aos sábados e cerca de 300 por dia útil. A Ciclovia funciona diariamente das 6h às 18h15. Durante o horário de verão, das 5h30 às 19h15.

Para o segundo semestre, estão previstos mais dois quilômetros de via, chegando até a estação Jaguaré/Villa Lobos, além de três novos acessos: um na estação Morumbi, por meio de rampa, e outros dois por meio de passarelas de uso exclusivo para ciclistas (um ligará a ciclovia ao Parque Villa-Lobos e o outro ao Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim). 

Vale lembrar que a Linha 9-Esmeralda conta com oito bicicletários que, juntos, dispõem de mais de 1.450 vagas, distribuídas entre as estações Cidade Universitária, Jaguaré/Villa-Lobos, Ceasa, Vila Olímpia, Jurubatuba, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú. A estação Pinheiros (Linha 4-Amarela) também oferece esse serviço.

Da CPTM