Estado entrega 73 apartamentos na Capital para moradores de cortiços

Conjunto foi edificado em área ocupada por cortiços que foram erradicados; famílias da Vila Itororó também serão beneficiadas

sáb, 09/03/2013 - 13h41 | Do Portal do Governo

A paisagem da Rua Guilherme Maw, na Capital, mudou. Foram entregues neste sábado, 9, pelo governador Geraldo Alckmin, 73 apartamentos com padrão de qualidade CDHU, 56 para famílias originárias de imóveis encortiçados na região central de São Paulo e 17 para famílias vindas da Vila Itororó.

“Estamos entregando 73 apartamentos novinhos, feitos com todo capricho. E aqui no Bom Retiro, que é um dos melhores lugares de São Paulo, o chamado centro expandido de São Paulo. Aqui tem toda infraestrutura, água, esgoto, telefones, internet, metrô e trem para a população. São apartamentos para quem precisa, quem não tem casa e menor renda”, disse Alckmin. 

LEIA TAMBÉM
CDHU entregou mais de 11 mil unidades habitacionais em 2012

O investimento na construção do conjunto foi de R$ 5,7 milhões. O residencial está inserido no Projeto Área Central, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento habitacional no centro da cidade. O empreendimento construído pela CDHU é resultado de parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com projeto de arquitetura especialmente desenvolvido para atender o Programa de Atuação em Cortiços, o condomínio é composto por quatro prédios, com cinco pavimentos cada, fechados por alambrado e muro, e conta com rede de gás canalizado, sistema de medição individual de água, paisagismo e salão de festas.

ASSISTA AO VÍDEO
Famílias começam a se mudar para CDHU do Bom Retiro

Agora, os apartamentos da Rua Guilherme Maw, 96, possuem um dormitório, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 46,27 m², 47,85m² e 71,08 m² de área construída, revestimento interno em gesso, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, piso cerâmico em todos os cômodos e esquadrias metálicas. Sendo que duas unidades foram adaptadas para pessoas com deficiência. 

Os cortiços erradicados estavam instalados em antigos casarões, em condições precárias, sem infraestrutura adequada. As pessoas viviam sem saneamento básico, em cômodos pequenos, com vários indivíduos, o que aumenta o risco de transmissão de doenças, além de prejudicar a convivência social.

As intervenções na região central da Capital são efetuadas nos bairros República, Bela Vista, Pari, Belém, Bom Retiro, Sé e Santa Cecília. Com a entrega do Conjunto Bom Retiro, já são 19 empreendimentos construídos, que totalizam 1.669 unidades.  Por meio do programa, mais 210 moradias estão em construção e outras 218 deverão ser iniciadas em 2013.

Os novos moradores do Conjunto Habitacional do Bom Retiro na Rua Guilherme Maw, vão pagar, por ano, taxa mensal de permissão de uso no valor de R$ 93,30. Depois entrarão no financiamento habitacional.

Outros anúncios

Na ocasião, Alckmin destacou que serão construídos mais 6.769 apartamentos no centro expandido. Outro anúncio foi o lançamento da Parceria Público-Privada (PPP) para construção de 20 mil apartamentos para o comércio.

Do Portal do Governo do Estado