Estado entrega 107 novas viaturas para a região de Campinas

Veículos serão usados no policiamento de 24 municípios

qua, 19/12/2007 - 17h51 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira,19, 107 novas viaturas à região de Campinas, 94 para a Polícia Militar e 13 à Polícia Civil. As viaturas reforçarão o policiamento de radiopatrulha, ronda escolar e Força Tática em 24 municípios. Durante o evento, realizado no Museu Dinâmico de Ciências, em Campinas, a 95 quilômetros da Capital, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, informou que a região está recebendo também 239 soldados (formados em novembro) da PM, 48 sargentos e 22 aspirantes.

O secretário Ronaldo Marzagão falou na solenidade sobre a queda da criminalidade no Estado de São Paulo. “Esse resultado se deve ao trabalho realizado pelas polícias, que seguem a linha da macro-política de segurança do Governo que é a linha de equilíbrio entre o direito a segurança e aos direitos complementares do cidadão”.

Marzagão reforçou que a Polícia deve agir com firmeza, mas respeitando os direitos básicos da cidadania, entre eles, os direitos humanos. “O governo está procurando dotar a polícia de meios materiais e pessoais adequados. Dentro dessa linha, estamos investindo também na inteligência policial que não se limita apenas na compra de equipamentos. Aqui na região de Campinas, por exemplo, temos a radiodigitalização, que entre outras novidades impede a interceptação das conversas dos policiais”, diz.

Os municípios do do Deinter 2 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) apresentaram queda em homicídio, furto e roubo de veículos, além do recuo no número de latrocínio. O trabalho integrado das polícias Civil e Militar garantiu ainda redução de 70% em seqüestros comparando os anos de 2006 e 2007. O comandante da PM, coronel Roberto Antônio Diniz, reforça que para alcançar esses resultados a polícia precisa estar bem preparada. “Isso é o que está sendo feito pelo governo. A gente busca maneiras para que a região não tenha nenhuma viatura em uso por mais de cinco anos”.

O delegado geral da Polícia Civil, Maurício José Lemos Freire, diz que as novas viaturas representam maior resistência ao crime e melhor atendimento à população. “Dá ainda aos policiais mais responsabilidade no desempenho de suas funções, em tese, melhoria nos resultados das ações de investigações e também no serviço preventivo na região”, afirma. O delegado seccional de Campinas, Paulo Afonso Tucci, ressalta que “elas representam um avanço rumo à diminuição da criminalidade, principalmente no serviço especializado, já que essas possuem reforço material significativo”, conclui.

“A viatura é moderna, nova e aumenta auto-estima para trabalhar. E com o reforço dos novos soldados vai dar uma condição melhor de segurança ao nosso povo”, conclui o coronel Eliziário Ferreira Barbosa, comandante do CPI-2 (Comando de Policiamento do Interior). Para Kleber Antonio Torquato Altale, delegado de polícia do Deinter 2, é um importante instrumento de trabalho para os policiais.

Da Secretaria de Segurança Pública