Estado e Sinduscon-SP firmam convênio para gerenciar resíduos sólidos

Órgãos estaduais do meio ambiente e entidade representativa da construção civil somam esforços para aprimorar gestão no setor

qui, 10/10/2019 - 19h32 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (8), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) assinaram um convênio com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas no Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

A inciativa tem o objetivo de conjugar esforços para a consolidação da implantação do Sistema Estadual de Gerenciamento On-line de Resíduos Sólidos (Sigor) – Módulo Construção Civil. A ação está ligada à gestão e à rastreabilidade de resíduos produzidos pelo setor. Assinaram o Termo de Convênio a diretora-presidente Patrícia Iglecias, pela Cetesb, o secretário Marcos Penido, pela SIMA, e o presidente Odair Senra, pelo Sinduscon-SP.

Monitoramento

O sistema foi instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, de 2014, e é uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias.

No Módulo Construção Civil, a correta utilização assegura que os resíduos gerados sejam transportados por empresas cadastradas e legalizadas, e destinados a locais devidamente licenciados, garantindo a destinação ambientalmente adequada.

O evento de assinatura do documento aconteceu na sede da Cetesb e da SIMA e contou também com as presenças, entre outros, do assistente executivo da Presidência da CETESB e idealizador do Sigor, João Luiz Potenza, da gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da Companhia, Lia Demange, e do coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, José Valverde Filho.

Caso de sucesso

Patrícia Iglecias destacou a importância da parceria, ao lembrar o caso de sucesso do município de São José do Rio Preto com o Sigor – Módulo Construção Civil, criado em conjunto com o Sinduscon-SP e gerenciado pela Cetesb, com vários transportadores cadastrados, usinas privadas e pública de reciclagem, além de mais de 50 planos de gerenciamento on-line validados, entre outros números.

A presidente também ressaltou o programa Cetesb de Portas Abertas e enfatizou que a companhia está aberta a receber aporte do setor privado. O secretário Marcos Penido observou que o setor de construção civil é grande gerador de resíduos. “A junção de esforços é necessária para que possamos buscar uma solução para um tema tão importante para o meio ambiente, como este dos resíduos da construção civil”, afirma.

O presidente do Sinduscon-SP reafirmou o compromisso da entidade em apoiar a implantação do Sigor nos municípios do Estado. “É com grande satisfação que participamos desta iniciativa de sustentabilidade ambiental”, salienta.

O dirigente mencionou o exemplo de São José do Rio Preto e recordou a implantação do Sigor naquele município, apesar de inicialmente estar focado nos grandes geradores de resíduos da construção civil, com benefícios para toda a sociedade.