Estado e prefeitura firmam parceria para urbanizar três favelas da capital

Serão beneficiadas as comunidades São Remo e Carmine Lourenço, no Butantã, e Morro da USP, no Ipiranga

sáb, 17/12/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

As comunidades São Remo e Morro da USP são antigas ocupações em áreas de propriedade da USP. Aproximadamente 15 mil pessoas vivem nessas favelas. A parceria entre o governo estadual, a prefeitura e a USP tem como objetivo promover soluções habitacionais para as famílias que residem nesses locais.

O acordo marca o início do trabalho que terá andamento com a realização de estudos técnicos que vão definir as ações que deverão ser efetuadas, o escopo, o cronograma e os insumos necessários para elaboração da intervenção.

“Por meio desta parceria serão feitos levantamentos técnicos das comunidades, para, futuramente, traçarmos um plano de atendimento habitacional efetivo que possa melhorar as condições de moradias dessa população”, disse o secretário Silvio Torres, acrescentando que a parceria
visa atender uma demanda antiga da região.

Segundo o reitor João Grandino Rodas, após muitos anos busca-se agora uma solução para esse problema habitacional. “O caminho é longo, mas a assinatura do protocolo mostra que percorremos uma parte importante. A USP
decidiu abrir mão dos terrenos e, com o apoio do poder público, vamos transformar as ocupações em verdadeiros bairros”, disse Grandino.

Para o secretário Ricardo Leite, é importante que a comunidade esteja envolvida no projeto para garantir o sucesso da intervenção. “Vamos realizar um levantamento com as características dos terrenos e identificar as áreas prioritárias”, concluiu.

Da CDHU