Estado e Prefeitura de SP se unem para recuperar parques

“Projeto Verde é Vida” começará pelo Parque da Água Branca

dom, 04/11/2007 - 10h49 | Do Portal do Governo

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural – Fussesp e as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, da Agricultura e Abastecimento, da Cultura, e de Saneamento e Energia, além das Secretarias Municipais de Coordenação das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente assinaram, neste dia 31/10, o Protocolo de Intenções “Projeto Verde é Vida”, com o objetivo de recuperar e revitalizar os parques localizados nas áreas urbanas da cidade de São Paulo.

O primeiro parque a ser beneficiado será o Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca, onde funciona a sede do Fussesp. “Ao assumir o Fussesp, pensamos em deixar o parque mais bonito, mas percebemos que teríamos que vencer grandes dificuldades. Não era simplesmente uma questão de estética, pois todos os prédios do parque são tombados e é nossa obrigação cuidar deles. Iniciamos os contatos com todos os secretários que, neste momento, assinam este protocolo e fomos construindo o projeto a muitas mãos. Portanto, eu sou simplesmente a representante deste grupo, formado por órgãos do governo estadual, municipal, sociedade civil e iniciativa privada”, afirmou Monica Serra, presidente do Fussesp.

A secretária de Energia e Saneamento, Dilma Seli Pena, falou em nome dos demais secretários, afirmando “ser uma alegria participar de uma obra como essa”, que resgata um patrimônio da cidade, implantado em 1920. “Conhecer a história do parque dá um sentido maior à nossa meta de recuperá-lo. Ele foi importante para as gerações passadas e vamos deixá-lo aprimorado para as gerações futuras”, garantiu Pena.

As tratativas para conjugar esforços e recuperar os parques da cidade que congregam importância histórica, cultural e paisagística tiveram início em agosto, numa reunião ocorrida no Palácio dos Bandeirantes. Nesta reunião, definiu-se que o coordenador dos trabalhos de recuperação do Parque da Água Branca seria o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela administração deste parque, Antonio Vagner Pereira. Todos os órgãos envolvidos terão interlocutores compondo um grupo de trabalho responsável pelo levantamento da situação do parque, pela definição das medidas necessárias para revitalizá-lo e pelo cronograma dos trabalhos.

Entre as obras a serem implementadas, está prevista a recuperação do tanque de carpas e dos tubos de esgoto, restauração dos bancos e brinquedos, implantação de mais postes de iluminação e a recuperação do relógio do sol.

De Cris Olivette, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)