Estado e Prefeitura de São Paulo voltam a discutir parcerias

nd

seg, 12/02/2001 - 15h03 | Do Portal do Governo


Otimizar os recursos para, numa ação integrada, melhorar os serviços municipais e estaduais já oferecidos à população. Este foi o principal assunto da reunião realizada, nesta segunda-feira, dia 12, entre os secretários estaduais de Governo, Antonio Angarita, e de Planejamento, André Franco Montoro Filho, e municipais Rui Falcão e Jorge Wilheim, respectivamente.
‘Mais do que volume de recursos, falamos sobre a integração dos serviços que cada esfera está fazendo’, disse o secretário Montoro, após o encontro no Palácio dos Bandeirantes. Montoro citou como exemplo a possibilidade de uma parceria política no setor dos transportes. ‘Já existem na Secretaria dos Transportes da Prefeitura pessoas pensando no planejamento municipal. A mesma coisa na Secretaria de Transportes Metropolitanos. Se integrarmos esses trabalhos, teremos como resultado uma utilização muito mais eficiente dos recursos existentes’, disse.
O secretário lembrou que essa integração sempre existiu entre o Governo Mário Covas e as prefeituras do Interior do Estado. ‘Na Capital não era possível por razões óbvias’, observou. Montoro Filho disse ainda que entre os serviços que podem ser integrados, sem que haja necessidade de ampliação de recursos, está o do Governo Eletrônico. ‘Desenvolvemos uma série de sistemas no governo eletrônico com muito sucesso junto à população. Para que todo esse avanço feito pelo Governo do Estado seja também utilizado pela Prefeitura, basta ajustar uma linguagem de sistemas entre a Prodesp e a Prodam. E isso não requer aumento de verba’, afirmou.
‘Pudemos ampliar a agenda de trabalho e priorizar os itens que vamos discutir nas próximas semanas’, afirmou o secretário municipal de Governo, Rui Falcão. Ele disse que os secretários de cada pasta vão trocar relatórios com propostas concretas, a partir de reuniões que terão início já na primeira semana de março próximo. Falcão disse ainda esperar que o volume de recursos oferecidos pelo Estado aumente e comemorou: ‘De qualquer forma, demos um importante passo porque até então, durante oito anos, a prefeitura esteve à margem não só dos esquemas de integração, como é o SUS, por exemplo, como não se abria para beneficiar a população de São Paulo’.
Em relação a serviços como o Poupatempo, criado pelo Governo Mário Covas, o secretário de Planejamento Urbano, Jorge Wilheim, disse ser uma das prioridades da prefeita Marta Suplicy. ‘Estamos montando o sampa.org., a primeira rede pública (municipal) de informação e comunicação, em caráter experimental na região de Capão Redondo, Zona Sul, e que deverá ser ampliado para toda a Capital. ‘Acho que nessa área também existe um campo de trabalho muito fértil que poderá ser desenvolvido com o tempo para que o sistema de informação e prestação de serviços da Prefeitura possa trabalhar em conjunto com o Poupatempo do Estado’, disse.