Estado e prefeitura de São Paulo assinam parceria para matrícula integrada das escolas da cidade

Objetivo é aprimorar o atendimento escolar do ensino fundamental

qui, 18/05/2006 - 17h30 | Do Portal do Governo

Aprimorar a parceria de atendimento escolar do ensino fundamental na cidade de São Paulo. Com esse objetivo, o governador Cláudio Lembo e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinaram nesta quinta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, um protocolo de intenções entre as secretarias estadual e municipal da educação.

“É uma iniciativa de trabalharmos de forma integrada maximizando os esforços e facilitando a colocação dessas crianças e jovens nas escolas municipais ou estaduais. É um esforço integrado de aproveitamento e racionalização de espaço”, declarou a secretária estadual da educação Maria Lúcia Vasconscelos.

O grupo de trabalho com representantes das duas secretarias deve apresentar, em 30 dias, propostas para o aperfeiçoamento do processo de matrícula integrada para o ano de 2007.

Os representantes também acompanharão, até o fim de 2006, a compatibilização dos Planos de Obras de unidades escolares no município e a implementação de ações conjuntas que melhorem o atendimento nas redes públicas, estadual e municipal.

O governador Cláudio Lembo destacou a importância da integração do Estado e prefeitura em ações que beneficiem a população de São Paulo. “É emblemática essa reunião. Aquela divisão de muitos anos pra cá, entre Município e Estado, com políticas diferentes, é uma desintegração, um custo inaceitável para o país”. E aproveitou para incentivar educadores a ensinar aos alunos o civismo.  “Bandeiras, hinos nacionais, brasão de São Paulo, brasão do Brasil. Ensinem os valores nacionais. Só assim podemos mudar a sociedade”, explicou o governador aos professores presentes.

Facções criminosas

Após o evento, Lembo respondeu as perguntas dos jornalistas sobre os ataques de facções criminosas ao Estado. Ele reiterou ter o controle absoluto da situação. Disse estar satisfeito com o desempenho dos secretários de Segurança e Administração Penitenciária. “Dou nota dez com louvor aos secretários”. O governador voltou a dizer que a suposta gravação do líder do PCC veiculada numa emissora de TV é falsa. “Não houve entrevista. Vamos tomar providências com o Poder Judiciário”.

Lembo falou, ainda, que a lista com o nome dos mortos nos confronto será divulgada nos próximos dias.

Manuela Sá