Estado e municípios se unem para preservação da Cantareira

Entre as ações, estão o reforço de fiscalização e a criação de parques para visitação

sáb, 30/05/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente tem agora o apoio das cidades da região da Serra da Cantareira para garantir a preservação da área. Os sete municípios são Arujá, Caieiras, Franco da Rocha, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e São Paulo.

O envolvimento das cidades no Plano de Proteção da Serra da Cantareira permitirá a concretização dos trabalhos de conservação e proteção, educação ambiental, recuperação florestal e criação de novas unidades de preservação. Dentre as principais metas, está a de recuperar pelo menos 100 hectares de vegetação em cada município e a criação de parques urbanos.

O plano também contará com apoio aéreo, com dois sobrevoos mensais sobre a área. Haverá ainda reforço da fiscalização por terra, com viaturas da polícia ambiental.

Imagens de satélite definirão os limites da mancha urbana e de remanescentes de vegetação. O uso do sistema de GPS, aliado às imagens, possibilitará a autuação dos responsáveis por desmatamentos ilegais.

Serra da Cantareira

É uma das maiores florestas urbanas do mundo e integra o Parque Estadual Serra da Cantareira, que funciona nos finais de semana e feriados e pode ser visitado por R$ 2, das 8h às 17h.

Todas as ações entre os municípios e o Estado pela preservação da área favorecem uma região considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, reconhecida pela Unesco.

O nome Cantareira foi adotado por conta da presença de tropeiros que, entre os séculos XVI e XVII, guardavam seus cântaros de água em móveis chamados “cantareiras”.

No final do século XIX, foi construída uma bomba para ajudar a abastecer a cidade e que hoje é mantida como um dos itens históricos do parque. A água é também um dos destaques do espaço, já que algumas trilhas passam por rios e cachoeiras.

Da Secretaria do Meio Ambiente