Estado e município se unem no combate à dengue em SP

Ações conjuntas de controle das larvas do mosquito transmissor e campanhas de conscientização começam a partir de janeiro

qua, 14/12/2016 - 16h15 | Do Portal do Governo

Com a proximidade do verão, os paulistas contarão com uma parceria entre Estado e município para desenvolver iniciativas conjuntas de prevenção e atendimento de casos de dengue, chikungunya e zika virus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegipty. As ações integradas começam a partir de 1º de junho de 2017.

Entre as medidas que serão desenvolvidas, está a participação de agentes estaduais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) em ações conjuntas de controle das larvas do mosquito, em mutirões e visitas domiciliares. Também estão previstas campanhas de conscientização, em parceria com empresas e instituições privadas.

Samu municipal e Resgate estadual, que atendem pelos telefones 192 e 193, respectivamente, vão unificar o atendimento em uma única central, para envio de viaturas e equipes conforme a gravidade e urgência dos casos.

O atendimento de pacientes também será compartilhado. Os casos de baixa complexidade serão encaminhados para postos hospitalares da rede municipal, como as Unidades Básicas de Saúde, UPAs e AMAs, e os mais complexos por hospitais e ambulatórios da rede estudual.

Do Portal do Governo do Estado