Estado e Federação Paulista de Futebol farão VIII Copa da CASA

Parceria prevê jogo de internos nas preliminares do Paulistão; 1.200 jovens participam do campeonato de futebol de campo

ter, 10/01/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Fundação CASA anunciaram que irão realizar novamente em conjunto a VIII Copa CASA de Futebol de Campo. O evento, que começa no final de janeiro, reunirá 1.200 adolescentes de 80 centros socioeducativos do Estado de São Paulo.

A parceria, que teve início em 2004, foi confirmada durante reunião realizada na sede da FPF entre o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, e o vice-presidente da Fundação CASA, Antonio Cláudio Piteri.

“É um evento importante que tem dado um retorno muito positivo”, afirmou
Piteri, que representou a presidente Berenice Giannella durante a visita. “O esporte é uma ferramenta pedagógica importante e um dos fatores responsáveis, sem sombra de dúvidas, para a queda da reincidência na instituição (de 29% em 2006 para 13% em 2011, na medida de internação)”.

Para Del Nero, a realização da Copa da CASA é uma contribuição social importante prestada pelo futebol profissional paulista. “É uma forma de contribuir com a integração social dos adolescentes atendidos pelo Governo do Estado”.

Desde o início da parceria com a FPF, os jogos das quartas de final da Copa da CASA são realizados como preliminares do Campeonato Paulista de Futebol. Neste ano, não será diferente.

“Isso é muito importante porque a garotada fica mais animada para participar”, diz Zé Maria, o Super Zé, ex-craque da Seleção Brasileira e do Corinthians e coordenador de futebol da Fundação CASA.

E, com os adolescentes mais empolgados, tem-se como trabalhar melhor a questão pedagógica. É o que diz Carlos Alberto Robles, gerente de Educação Física e Esportes da Fundação CASA. “Nossa ideia não é apenas fazer uma grande competição, mas usar o esporte como meio de educar para valores como a disciplina, o respeito ao próximo e o cuidado com a saúde”.

Além de ceder espaço nos estádios, a Federação Paulista entra com a arbitragem dos jogos. A Copa da CASA começa no final de janeiro numa fase em que os jogos serão regionais – isto é, dividido entre as 11 divisões regionais da instituição.

Depois, nas quartas de final, os jogos começam a ter caráter estadual, com unidades de várias regionais disputando jogos entre si – isso acontecerá no começo de março. A final da competição acontece no último final de semana de março.

Da Fundação CASA