Estado e entidades de habitação vão lançar Banco de Imóveis de Mercado

Site da CDHU/Secretaria da Habitação deverá publicar informações sobre imóveis disponíveis na faixa de quem tem carta de crédito

sex, 04/04/2008 - 12h06 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, reuniu-se na quarta-feira, 3 de abril, com  representantes de entidades do setor imobiliário para discutir a criação do Banco de Imóveis de Mercado – BIM, destinado a facilitar o processo de busca de moradias por parte de famílias contempladas com cartas de crédito nos programas habitacionais do Estado.

O objetivo é orientar, a princípio, os servidores públicos estaduais contemplados com cartas de crédito, publicando no site da Secretaria e da CDHU informações sobre os imóveis disponíveis no mercado que se adeqüem às condições previstas nos programas.

Além do secretário Lair Krähenbühl, participaram do encontro o presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis (Sciesp-SP), Odil Baur de Sá e Alexandre Tirelli; o presidente e o vice-presidente da Câmara de Valores Mobiliários (CVI-SP), Huagih Bacos e Regis Perez, os diretores do Secovi, Antonio Conde e Paulo Alberto Nardy, o secretário-adjunto da Habitação, Ulrich Hoffmann, o diretor de planejamento da CDHU, Reinaldo Iapequino e técnicos da Companhia.

BIM será lançado este mês

No próximo dia 11, será firmado um protocolo de intenções entre as entidades, a Secretaria e a CDHU. Na data será lançado oficialmente o BIM e será realizada a primeira reunião dos representantes do mercado imobiliário, que colocarão suas ofertas no site da secretaria.

A partir daí, será organizado um banco de dados com as opções disponibilizadas pelos proprietários e vendedores de imóveis, que estejam no padrão buscado pelos sorteados com cartas de crédito.

Os contemplados com cartas de crédito do PHAI – Programa Habitacional de Integração, por exemplo, poderão consultar as opções e localizar imóveis próximos ao seu local de trabalho e compatível com o valor da carta de crédito.

Banco de dados ajudará a encontrar imóvel

Segundo o presidente da CVI-SP, Huagih Bacos, o Banco de Imóveis de Mercado  representa uma aproximação do poder público com as entidades de classe para atender às necessidades dos mutuários. “Os corretores de imóveis detém a mercadoria e a CDHU, os clientes. O comprometimento entre os dois lados vai beneficiar grandemente os interessados em adquirir um imóvel”, afirmou.

Para o diretor de planejamento e gestão da CDHU, Reinaldo Iapequino, o desenvolvimento do projeto é uma oportunidade para aproximar a oferta e a demanda. “Vamos promover essa idéia para atender, inicialmente, os servidores públicos. O encontro entre esses dois agentes vai facilitar a busca pelo imóvel ideal”, explica.

Odil Baur de Sá, presidente do Sciesp-SP, disse que a iniciativa terá reflexos positivos em todo o mercado imobiliário. De acordo com Sá, o mercado está em expansão e a necessidade de imóveis nesta faixa é muito grande. “A Secretaria da Habitação vai tentar em conjunto com as entidades que estavam na audiência buscar os mecanismos necessários para consolidar essa idéia e apoiar os servidores públicos que obtiveram a carta de crédito. Nós vamos divulgar para os  corretores essa nova ferramenta de trabalho que pode agilizar a venda de imóveis”, completou.

Antonio Conde, diretor do Secovi mostrou otimismo com a iniciativa do secretário. Ele acredita que vai trazer benefícios aos possuidores de cartas de crédito fornecidas pelos programas oficiais da CDHU e também provocar efeitos positivos no mercado de uma forma geral. “Vale lembrar que aquele o proprietário que vender seu imóvel de menor padrão, muitas vezes, busca no mercado um imóvel de custo mais elevado, movimentando assim toda a cadeia de comercialização”, concluiu o diretor do Secovi.

O secretário Lair Krähenbühl acredita que a iniciativa vai ajudar muito aqueles que procuram imóveis com uma carta de crédito da CDHU. “Ao concentrarmos as ofertas em único lugar, estaremos facilitando a vida daqueles que serão nossos mutuários. Ao mesmo tempo, uma parceria com entidades sérias, como as aqui representadas, vai garantir a qualidade dos imóveis ofertados. Queremos oferecer o melhor ao nosso público-alvo”, afirmou.

Da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU

(C.C.)