Estado e Cruz Vermelha debatem políticas públicas para imigrantes e refugiados

Será assinado um termo de cooperação técnica para definir a linha de atuação das entidades na assistência aos cidadãos

sex, 24/01/2020 - 19h51 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Justiça e Cidadania

O secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu em 16 de janeiro representantes da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Paulo Fadigas, que debateram a implantação de políticas públicas entre a CVB e a pasta para imigrantes e refugiados.

O secretário colocou o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante à disposição da Cruz Vermelha. Ficou acertado que será assinado um termo de cooperação técnica para definir a linha de atuação dos órgãos.

Em 25 de junho de 2019, foi lançada a campanha Imigrante, São Paulo te Acolhe no CIC do Imigrante, no bairro Santa Cecília, em São Paulo. Com mensagens nas redes sociais e pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a ação permanente tem como objetivo apresentar os serviços disponíveis na Secretaria da Justiça e Cidadania para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes e alertar sobre a xenofobia.

Ensino

A Cruz Vermelha é a principal instituição de ajuda humanitária do mundo. No Brasil, a instituição está presente em 21 estados, além de realizar campanhas. No inverno, por exemplo, diversas filiais estaduais e municipais promovem a Campanha do Agasalho.

Uma das principais atividades é o ensino de primeiros socorros. Em 2017, a Cruz Vermelha lançou as Diretrizes Internacionais de Primeiros Socorros e Reanimação. As orientações que a instituição apresenta são uma referência para quem trabalha na área e também àqueles que querem saber mais sobre a atividade que salva vidas.

Estiveram presentes na reunião pela Cruz Vermelha o secretário-geral, Sílvio Balangio Júnior, a diretora de Responsabilidade Social e Voluntariado, Anália Ribeiro, o coordenador de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF), Andre Vito Silva, e a oficial administrativo da Secretaria da Justiça, Claudia Calvé Olivel. Os representantes da CVB presentearam o secretário com um exemplar do livro “Cruz Vermelha Brasileira: Formação em Tempos de Paz”.