Estado e BID assinam acordo de US$ 250 mil para apoiar retomada do turismo em SP

Cooperação permitirá a elaboração de projetos e estudos com foco na recuperação sustentável da atividade no setor

qui, 23/07/2020 - 11h33 | Do Portal do Governo

Assinatura de autorizo para cooperação técnica entre a Setur e o BID

O Governador João Doria firmou nesta quinta-feira (23) um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur/SP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a retomada econômica do setor. O acordo prevê a doação de US$ 250 mil pelo banco e permitirá o desenvolvimento de projetos que pautem uma recuperação sustentável do turismo no estado, bem como a elaboração de estudos complementares que apoiem futuros pedidos de financiamento internacional.

“Este é um acordo operacional para retomada do setor do turismo, muito afetado pela pandemia em todo o Brasil e obviamente aqui no estado de São Paulo também. Uma prova de confiança do BID nos marcos jurídicos de São Paulo e prova de confiança no turismo”, afirmou Doria.

O investimento tem como beneficiária a Setur/SP e será destinado para três frentes: elaboração de um plano com estratégias e ações de médio e longo prazo; realização de estudos complementares para apoiar a implantação do plano; e um estudo de apoio à melhoria da dinâmica de concessão de crédito para o setor.

Cooperação técnica

Os recursos virão do Programa Estratégico para o Desenvolvimento de Sustentabilidade do BID e a cooperação técnica terá a duração de 18 meses. Os termos de referência para a contratação de cada um dos estudos estão em fase de elaboração pelas equipes técnicas do BID e da Setur/SP e a previsão é de que os processos de contratação sejam iniciados ainda em agosto.

“Esta cooperação é complementar ao que já vínhamos fazendo e permitirá um olhar de mais longo prazo, revisando as bases para o desenvolvimento do turismo no nosso Estado”, disse o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.

“A movimentação econômica será restabelecida, mas temos a obrigação de atacar alguns pontos vulneráveis para termos resultados mais consistentes. Durante a pandemia, ficou clara a necessidade de um olhar mais cuidadoso para as questões de crédito e fontes de financiamento”, completou.

O representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, celebrou a iniciativa com o Governo do Estado. “Antes da pandemia, o setor do turismo já precisava de um olhar integral por boa parte de governos de regiões com elevado potencial. O planejamento que São Paulo está desenvolvendo é crucial para estabelecer uma retomada segura do setor, que é responsável por 7,7% do PIB brasileiro. Estamos muito satisfeitos em poder colocar nossa experiência na área a serviço do estado”, avaliou.