Estado distribui DVD sobre gripe A H1N1 às escolas

Vídeo traz participação de médicos especialistas para orientar docentes

ter, 25/08/2009 - 18h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação irá distribuir para todas as escolas da rede e diretorias de ensino do Estado o DVD “Aula de Saúde”. Desenvolvido para orientar os profissionais da educação sobre a gripe A H1N1, o vídeo também estará disponível na página da Pasta na internet ( http://www.educacao.sp.gov.br/aulasaude.asp ) e poderá ser acessado por todos os 210 mil professores da rede.

As recomendações são dadas por especialistas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, reunidos em uma série de entrevistas. Os secretários da Educação e da Saúde, Paulo Renato Souza e Luiz Roberto Barradas, também fazem parte dos entrevistados.

Entre os assuntos abordados no vídeo, estão as recomendações que devem ser reforçadas junto aos alunos, como a importância de lavar as mãos com freqüência e evitar locais abafados. Os professores também são orientados a manter janelas e portas das salas de aula abertas, para que o ambiente esteja sempre ventilado. Para gestores e diretores são reforçados os procedimentos que devem ser adotados em caso de haver professores e alunos gripados, ou funcionárias grávidas.

O vídeo ainda desmente informações muito difundidas entre a população, como a necessidade da utilização de máscaras e a alta taxa de mortalidade da doença. “Os professores devem estar bem informados para orientar a comunidade e levar tranqüilidade à população”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.       

Outras iniciativas

A Secretaria de Estado da Educação colocou em pratica uma série de iniciativas para combater a gripe na volta às aulas. Durante o recesso escolar, foram enviados 36 mil cartazes para todas as 5.500 escolas estaduais com dicas sobre como evitar a contaminação. Além disso, a Pasta realizou uma videoconferência para orientar os professores da rede sobre o vírus Influenza A H1N1.

Para o reinicio das aulas, foram produzidos cerca de 900 mil cartilhas e 5 milhões de folders sobre a gripe, entregues aos alunos já no primeiro dia de aula. 

Da Secretaria da Educação