Estado distribui 7,2 milhões de vacinas para campanha contra a raiva animal

Secretaria da Saúde orientará municípios sobre a imunização em videoconferência nesta quinta

qua, 28/07/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Instituto Pasteur, iniciou a distribuição de 7,2 milhões de doses de vacina contra a raiva animal aos 645 municípios paulistas. As prefeituras têm prazo até o final de setembro para iniciar a imunização em cães e gatos contra a doença. Na maioria das cidades, geralmente as campanhas ocorrem em agosto. Em 2009, foram imunizados contra a raiva, no Estado, cerca de 5 milhões de cães e 630 mil gatos do Estado de São Paulo.

Nesta quinta-feira, dia 29, a secretaria realizará uma videoconferência com o objetivo de orientar os profissionais de saúde dos municípios sobre a campanha. Neste ano, serão utilizadas vacinas produzidas a partir de cultivo celular, o que requer reforço na capacitação de equipes, principalmente em relação à conservação da vacina.

Os técnicos do Instituto Pasteur transmitirão, por meio da videoconferência, as informações necessárias para subsidiar a atividade de vacinação nos municípios.

A maior quantidade de vacinas será enviada para a cidade de São Paulo – 1,5 milhão de doses. O Estado de São Paulo chega, em 2010, ao nono ano seguido sem registrar caso de raiva humana. O último caso da doença aconteceu em 2001, no município de Dracena, região de Presidente Prudente. A vítima, uma mulher, foi atacada por um gato que havia caçado um morcego infectado.

“É importante que, durante as campanhas de vacinação, a população também leve os gatos aos postos, não apenas os cachorros. Os felinos são mais predadores e estão mais sujeitos a caçar um morcego com raiva e com isso se infectar”, afirma a diretora do Instituto Pasteur, referência para todo o país em controle da raiva, Neide Takaoka.

A preocupação se justifica pela mudança no perfil epidemiológico da raiva em São Paulo. Até o final da década de 1990, os cães eram responsáveis pela transmissão da maioria dos casos em humanos. Atualmente, esse papel passou a ser desempenhado pelos morcegos.

A secretaria iniciou de forma coordenada a imunização contra a doença nos animais em 1975. Antigamente as pessoas atacadas por cão, gato ou morcego precisavam receber cerca de 20 vacinas na barriga para ficar imune à doença. Atualmente são necessárias cinco doses no braço. Essas vacinas são aplicadas em qualquer situação de risco e buscam impedir a aparição da doença.

As doses em humanos são aplicadas em casos de pós-exposição (pessoas que tiveram qualquer tipo de acidente com mamíferos). Mas também estão disponíveis em casos de pré-exposição, para veterinários, funcionários de canis, laçadores de cães e ecoturistas. Nesse último caso, são aplicadas apenas três doses.

O Instituto Pasteur funciona diariamente das 8 às 20 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. A unidade está localizada na Avenida Paulista, 393.

Da Secretaria da Saúde