Estado distribui 50 mil livros em programa de incentivo à leitura

Viagem Literária, Festival da Mantiqueira e Biblioteca de SP são parte da ação

qua, 17/03/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Para estimular o prazer da leitura, formar novos leitores e aproximá-los de grandes nomes da literatura, o Governo de São Paulo tem feito ações que vão desde distruibuição de livros aos municípios até festivais de Literatura e criação de modernas bibliotecas.

Um exemplo disso é a entrega de 50 mil livros à 200 cidades do interior, no dia 16 de março. A doação  faz parte do Programa de Estímulo à Leitura da Secretaria, que renova e amplia o acervo das bibliotecas públicas municipais para facilitar o acesso às informações e fomentar as condições de atendimento adequado aos estudantes e à população em geral. Leia mais aqui.

Viagem Literária

O programa Viagem Literária, da Secretaria da Cultura, aproxima grandes nomes da literatura, e jovens talentos, do público. Para isso, a pasta leva autores consagrados para 55 bibliotecas públicas do Estado. Os escritores falam sobre os seus livros e as suas histórias em bate-papos animados com jovens leitores. A proposta é que os autores abordem a sua obra de uma maneira ampla, sem focar um título específico. Leia sobre a última edição aqui.

Festival da Mantiqueira

O Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura é um programa semelhante ao Viagem Literária, no qual acontecem bate-papos com escritores renomados, contação de histórias para crianças, oficinas e shows. No ano passado, estiveram presentes o cronista Luis Fernando Veríssimo e o jornalista e escritor português Miguel Sousa Tavares. Leia mais aqui.

A Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo, inagurada no dia 8 de fevereiro, em uma área de 4.257 m² no Parque da Juventude, oferece aos paulistas um espaço dinâmico e integrado à comunidade. O local conta com amplo horário de funcionamento, fácil acesso pelo Metrô Carandiru, CDs, DVDs, jogos e 30 mil livros no acervo. Além disso, funcionará como um centro de formação permanente para atualização e qualificação de profissionais da área.  Leia mais aqui e saiba aqui sobre os números do primeiro mês de funcionamento.

Prêmio São Paulo de Literatura

Outra forma de incentivo é o Prêmio São Paulo de Literatura – a maior premiação literária do Brasil. As inscrições para esta edição vão até dia 25 de março e serão R$ 400 mil para o Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano. Em 2009, o Prêmio recebeu 217 inscrições e os vencedores foram Galiléia, de Ronaldo Correia de Brito, como melhor livro do ano, e A parede no escuro, de Altair Martins, como melhor obra de autor estreante. Na primeira edição, os premiados foram O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza e A chave de casa, da estreante Tatiana Salem Levy. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Cultura