Estado disponibiliza aplicativos para melhorar qualidade de vida dos pacientes

Algumas inovações podem ser úteis para melhorar a qualidade de vida das pessoas, como é o caso dos aplicativos

ter, 18/09/2018 - 11h01 | Do Portal do Governo

Além de equipamentos que atendam a demanda da população sobre suas necessidades com a saúde, algumas inovações podem servir a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. É o caso dos aplicativos.

A Secretaria de Estado da Saúde destaca três aplicativos desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. O Cuide-se Bem, do Centro de Referência e Tratamento de DST, além de dicas de tratamento da doença, auxilia pacientes com a rotina médica, por meio de lembretes de consultas, histórico de exames e registros de sintomas.

“A ideia nasceu da necessidade de melhorarmos a adesão ao tratamento das pessoas que hoje têm HIV e hepatites virais”, explica a médica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de

Já o aplicativo Minha Gestação, ligado ao Programa Saúde do Adolescente da Secretaria, ajuda a gestante a se preparar para a chegada do bebê e traz ferramentas que auxiliam no registro de sintomas, dicas de alimentação, exercícios, amamentação e cuidados com o recém-nascido.

A ferramenta pode contribuir muito para as mamães de primeira viagem. A estudante Monica Ribeiro teve filho cedo e, sem poder contar com a ajuda da mãe, recorreu à tecnologia. “Foi importante para dar algumas dicas que parecem simples mas bem pontuais, como sobre a alimentação do bebê e outros tipos de cuidados”, explica.

Outro aplicativo ligado a Secretaria de Estado da Saúde é o Saúde Adolescente. O app possui conteúdo educativo sobre gravidez precoce e auxilia na localização dos serviços prestados pelas Casas do Adolescente no Estado. O Programa ainda possui um canal no youtube em que compartilha as palestras que acontecem nas unidades.