Estado desativa a Cadeia Pública de Jundiaí

Fechamento faz parte do programa de desativação de carceragens, que desde 2000 já contabiliza 244 unidades desativadas

ter, 28/09/2010 - 16h57 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou, na tarde desta terça-feira, 28, da cerimônia de derrubada das grades da Cadeia Pública de Jundiaí, no bairro do Anhangabaú. O fechamento da cadeia faz parte do programa de desativação de carceragens do Governo do Estado, que já contabiliza 244 carceragens desativadas, desde o ano 2000. Foram fechadas 80 unidades na Capital, 22 na Grande São Paulo e 142 no Interior. Destas, dez funcionavam na região de Campinas – área do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2), ao qual estava subordinada a Cadeia de Jundiaí.

A maioria dos presos custodiados na Cadeia Pública de Jundiaí foi transferida, no dia 16 deste mês para o novo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, inaugurado no dia 10 de setembro. Dez presos administrativos, com penas de menor potencial ofensivo, foram deslocados provisoriamente para a carceragem de Campo Limpo Paulista, até o término da reforma do Centro de Triagem da Polícia Civil, em Jundiaí.

A desativação das cadeias públicas e carceragens contribui para melhorar a investigação policial e o atendimento prestado à população nos distritos, à medida que mais policiais civis são desobrigados dos cuidados com a guarda dos presos. Estes contam com melhores condições para aguardar julgamento ou cumprir as penas a que foram condenados em unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Hoje restam 8.126 presos em cadeias públicas, 4,75% de toda a população carcerária do Estado.

Num primeiro momento, os 17 carcereiros que trabalhavam na Cadeia Pública de Jundiaí foram transferidos para o Setor de Triagem de Presos no Plantão Permanente da Polícia Civil, que fica em um prédio próximo à sede da Delegacia Seccional da cidade. A Polícia Civil ainda transferirá esses profissionais para unidades que necessitem de mais policiais, seguindo avaliação por critérios técnicos.

Cadeião do Anhangabaú

O terreno onde a cadeia funcionava foi doado pelo Governo do Estado à Prefeitura de Jundiaí, que demolirá o prédio e destinará a área à população.

As grades da Cadeia Pública de Jundiaí serão reutilizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária e pela Polícia Civil. Parte irá para o Centro de Ressocialização de Atibaia, sob responsabilidade da SAP, e outra para o Centro de Triagem de Jundiaí, que está em reforma.

A desativação da Cadeia Pública de Jundiaí coincidiu com as reformas dos prédios do Plantão Permanente da Polícia Civil de Jundiaí e do Centro de Triagem, iniciadas há dois meses, representando um investimento de R$ 1,4 milhão – recursos apenas do Governo do Estado.

Da Secretaria da Administração Penitenciária