Estado de SP terá estudo de energia para os próximos 30 anos

Levantamento fará projeção do consumo até 2035 com base no ano de 2005

qua, 29/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo terá matriz energética para os próximos 30 anos. O Governo fará um detalhado estudo que projeta o consumo de energia para o futuro, considera a evolução econômica do Estado e leva em conta a utilização de energia pela indústria e transporte, o surgimento de novas tecnologias em combustíveis e políticas ambientais. Na matriz energética, são considerados consumo e fonte de eletricidade gás, gasolina, diesel, álcool, energia solar e eólica (dos ventos).

O planejamento, que servirá para adoção de futuras políticas públicas, será feito por um consórcio formado por quatro consultorias. O grupo, que venceu uma licitação, assinará contrato com a Secretaria de Estado de Saneamento e Energia no valor de R$ 2,4 milhões.

O coordenador de energia da Secretaria de Saneamento, Jean Negri, informa que a matriz vai considerar o consumo energético do Estado com base no ano de 2005 se estendendo até 2035. Durante a execução do trabalho, as consultorias contratadas terão de ouvir entidades governamentais e privadas ligadas ao consumo e à geração de todo tipo de energia. “Vamos realizar encontros com empresários e técnicos, principalmente da indústria e do setor de transporte no Estado”, afirmou Negri.

Com o levantamento, o Estado terá melhor condição de planejar investimentos em todas as áreas da economia, da agrícola à indústria, do comércio às obras públicas. No momento da execução de um projeto, saberemos se haverá necessidade de procurar nova fonte de energia ou se a que existe é suficiente. “Por exemplo, se uma fábrica de celulose e papel quiser estabelecer-se em determinado local do território paulista, precisamos saber se haverá energia suficiente para a operação e transporte de matéria-prima e produto. E assim funcionará com qualquer outro projeto público ou privado que tenha alta demanda de energia”, completa Jean.

Segundo cálculos da Secretaria de Saneamento, a energia consumida no Estado atualmente é dividida, grosso modo, da seguinte maneira: 40% do total utilizado são derivados de petróleo, 30% de produtos da cana-de-açúcar, 20% de energia gerada pela hidráulica e o restante de outras fontes de geração.

Da Imprensa Oficial