Estado de SP tem saldo de 43 mil empregos formais em julho de 2023

No acumulado do ano, foram geradas 320 mil novas vagas com carteira assinada, cerca de 30% de todo o país

qua, 06/09/2023 - 10h21 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo registrou saldo de 43 mil novos postos de trabalho em junho de 2023, aumentando em 0.3% o indicador de emprego formal em relação ao mês anterior. Os dados são da pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, de janeiro a julho, foram 320 mil novas vagas, o que representa cerca de 30% de todo o emprego criado no país. Com isso, o estoque de empregos formais ficou em 13,4 milhões no estado de São Paulo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado do mês de julho decorreu de 578 mil admissões e 535 mil desligamentos. Na variação absoluta do emprego com carteira assinada, no comparativo de julho de 2023 com o mês imediatamente anterior, foram gerados 12.085 empregos nos serviços; 11.917 postos de trabalho no comércio; 7.810 na indústria; 6.431 na construção; e 5.088 posições na agricultura, pecuária e pesca.

“Os resultados positivos nos mostram que São Paulo está no caminho certo do desenvolvimento e geração de empregos. Em julho, tivemos crescimento no número de empregados com carteira assinada em todos os setores da economia. As empresas privadas também estão investindo no Estado e gerando empregos”, afirma o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Houve variação positiva no emprego em todos os segmentos, conforme revela a pesquisa: agricultura (1,4%); construção (0,9%); comércio (0,4%); indústria (0,3%); e nos serviços (0,2%).

Em serviços, destaque para as ocupações em saúde humana e serviços sociais, com 4 mil posições; assim como em alojamento e alimentação – com mais 4 mil vagas. Transporte, armazenagem e correio, responderam por mais 3 mil postos de trabalho.

Consulte aqui íntegra da pesquisa.

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.