Estado de SP forma 180 novos delegados da Polícia Civil

Atual gestão já treinou e certificou 384 profissionais, e Acadepol já formou 51 turmas

ter, 10/11/2009 - 13h23 | Do Portal do Governo

Atualizado às 18h30

O governador José Serra prestigiou nesta terça-feira, 10, a cerimônia de formatura de 180 delegados da Polícia Civil no Curso de Formação Técnico Profissional de Delegado de Polícia, ministrado pela Academia de Polícia (Acadepol). A turma, formada por 128 homens e 52 mulheres, será designada para atuar somente em distritos policiais, e é a segunda a se formar desde a posse de José Serra como governador – somando 384 novos delegados na gestão.

Após 10 meses, 35 disciplinas, 15 palestras e estágios totalizando 1.742 horas/aula, os formandos serão agora designados a exercer funções judiciárias na capital e região da Grande São Paulo. Além disso, poderão ocupar vagas deixadas por transferência, o que permitirá o trabalho destes novos profissionais em todo o Estado. “É um contingente muito apreciável e muito preparado para se desempenhar bem na Polícia Civil, dentro daquele que é o lema do governo: dureza contra o crime e respeito aos direitos humanos e individuais”, afirmou o governador José Serra.

Os novos delegados poderão escolher a unidade onde gostariam de trabalhar, seguindo o critério de classificação no curso. Assim, a primeira colocada, Simone Hee Suh, homenageada na formatura pelo governador, terá preferência na escolha das vagas estipuladas pela Delegacia Geral de Polícia. Essa distribuição deverá ser concluída nesta semana.

Os novos delegados receberão salário de R$ 5.810,30 – correspondente a soma dos valores do padrão; da gratificação pelo regime especial de trabalho policial (RETP); do adicional de insalubridade; do adicional de local de exercício; da ajuda de custo de alimentação; e da gratificação de atividade de polícia (GAP).

Realizado em maio de 2008, o concurso apresentou uma média de 154,18 candidatos por vaga, com 22.665 pessoas inscritas para 194 vagas. Ao final de todas as provas, 180 das 194 vagas existentes foram preenchidas. A partir dos próximos concursos, mais um pré-requisito será exigido: além do diploma de formação em Direito, o candidato deverá ter sido aprovado no Exame da OAB.

Acadepol

A antiga Escola de Polícia, como era conhecida no ano de sua criação em 1924, é responsável pela seleção, formação e aperfeiçoamento de policiais civis e técnico-científicos do Estado. Atual Acadepol, a academia formou, desde 1973, 51 turmas.

Em agosto, a Acadepol ganhou uma unidade em Mogi das Cruzes para complementar as atividades desenvolvidas no Campus da USP da academia.

Da Secretaria de Segurança Pública e do Portal do Governo do Estado de São Paulo