Estado de SP assina termo de permissão para Bebedouro administrar floresta

Projeto de concessão foi aprovado após passar por audiência pública; permissão a título precário e gratuito é pelo prazo de 30 anos

seg, 17/08/2020 - 14h43 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

A administração da Florestal de Bebedouro está agora sob a responsabilidade do município. Em uma reunião por videoconferência, na última sexta-feira (14), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, assinou o Termo de Permissão de Uso da Área. Participaram o diretor-geral do Instituto Florestal (IF), Luis Alberto Bucci, o prefeito, Fernando Galvão, e o técnico Rogério Valverde.

“A floresta será muito bem utilizada pelo município tanto para educação ambiental quanto para o turismo. Este, um grande aliado da natureza, pois quem conhece o meio ambiente, cuida. É isso que queremos”, destacou Marcos Penido.

A permissão a título precário e gratuito é pelo prazo de 30 anos. Nesse período, a área de 94,27 hectares será revitalizada e abrigará atividade de uso público, educação ambiental, recreação, lazer e turismo. “É um presente para Bebedouro. Estamos unindo esforços para que a área seja aproveitada integralmente”, comemorou Fernando Galvão.

Além do turismo e educação ambiental, Bucci salientou que a área protegida fornece serviços ecossistêmicos para o município, sendo vizinha a captação de água. Vale lembrar também que as pesquisas em andamento no território não sofrerão qualquer alteração e a outorga é revogável a qualquer tempo.

Floresta

A Floresta de Bebedouro foi criada em novembro de 1927. É considerada de grande importância para o município. Sua biodiversidade crescente devido a regeneração natural de sua vegetação nativa, protege parte do Córrego do Retiro, a partir do ponto de captação de água para abastecimento do município.

As florestas exóticas de pesquisa e produção foram substituídas pelo reflorestamento com árvores nativas e a regeneração natural da vegetação nativa ocupa a maior parte da área.

Municípios parceiros

Outras áreas protegidas sob a gestão do IF possuem permissão de uso público dos municípios, são elas: Florestas Estaduais de Avaré e de Botucatu; e Estações Experimentais de Bauru, de Mogi Mirim e de Casa Branca.