Estado de São Paulo se ilumina de azul em comemoração aos 70 anos da ONU

Mais de 200 monumentos do mundo participam da homenagem

sex, 23/10/2015 - 20h10 | Do Portal do Governo

Neste sábado (24) a Organização das Nações Unidas (ONU) completa 70 anos. Para comemorar o aniversário da instituição global, mais de 200 monumentos de todo o mundo foram convidados a iluminar seus prédios de azul. O estado de São Paulo participa da homenagem, iluminando de azul cerca de 20 prédios, entre eles o Palácio dos Bandeirantes, as Secretarias, Museus e Parques. A cor é considerada como a oficial das Nações Unidas.

“Não poderíamos deixar de celebrar este momento, temos participado de forma efetiva das discussões da Organização e temos na ONU uma parceira para várias causas estaduais”, afirma Ana Carolina Conde, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista.

Além de São Paulo, os estados da Bahia (Elevador Lacerda, Farol da Barra, Complexo Viário do Imbuí), Rio de Janeiro (Cristo Redentor e Maracanã) e Distrito Federal (Palácio Itamaraty, Catedral de Brasília, o Templo da Boa Vontade) participam da ação.

A sede das Nações Unidas, em Nova York, ficará acesa com o azul por duas noites, a partir de 23 de outubro, quando o concerto anual do Dia da ONU será realizado, e se estenderá até 24 de outubro.

Também fazem parte da celebração intitulada Turn the World UN Blue (Iluminando o mundo com o azul da ONU) marcos globais como a Casa da Ópera de Sydney (Austrália), as Pirâmides de Gizé (Egito), Empire State Building (NY), Museu Hermitage (Rússia), Petra (Jordânia), Torre de Pisa (Itália), Castelo de Edimburgo e Palácio Westminster (Reino Unido), a Torre de Tóquio (Japão), o Palácio de Alhambra (Espanha), entre outros.

Do Portal do Governo do Estado