Estado dá início à elaboração dos Planos Municipais de Saneamento

Ao todo, o governo do Estado investirá R$ 11,4 milhões nas obras, que devem beneficiar diretamente mais de 2,3 milhões de pessoas

qui, 31/01/2013 - 18h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, 31, da cerimônia que deu início aos trabalhos de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento das Bacias Hidrográficas de Mogi Guaçu e Alto Paranapanema. O plano permitirá que 77 municípios destas regiões recebam investimentos nas áreas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A cerimônia contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e dos 77 prefeitos que receberão os investimentos do novo Plano de Saneamento. Ao todo, o governo do Estado investirá R$ 11,4 milhões nas obras – por meio da Sabesp e do consórcio contratado para a elaboração dos planos – que devem beneficiar diretamente mais de 2,3 milhões de pessoas.

“Nós estamos contratando um consórcio que vai elaborar o plano completo de saneamento em cada um dos municípios. Nós queremos, até 2016, ter todo o interior de São Paulo com saneamento básico universalizado, 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

O Plano Municipal de Saneamento está de acordo com uma lei federal que exige que cada município elabore seu plano de saneamento local. Ele deve contemplar diagnósticos como, análises, propostas e definição das necessidades de investimento para universalização do acesso aos serviços básicos de saneamento.

“Saneamento é saúde, água tratada de qualidade, a pessoa poder abrir a torneira e tomar a água totalmente potável da Sabesp. Vamos afastar o esgoto das casas e realizar a coleta e o tratamento deste esgoto. É a saúde das pessoas e do meio ambiente”, disse Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado