Estado cria cursos de design para atender demanda do mercado

São oferecidas oportunidades gratuitas de formação no Via Rápida Emprego, nos cursos técnicos do Centro Paula Souza e no ensino superior

sex, 14/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Principal centro de produção de conhecimento nos mais diversos segmentos ligados ao design, o Estado de São Paulo investe na criação de novos cursos para atender a um setor que amplia o mercado de trabalho e exige cada vez mais profissionais especializados. Uma das medidas colocadas em prática este ano foi a inclusão dessa capacitação no Via Rápida Emprego, programa de qualificação profissional coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, com até três meses de duração. A formação de novos designers também está disponível em cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza e até no programa de doutorado da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A predominância no design paulista no mercado nacional é referendada pelos prêmios conquistados em concursos nacionais e internacionais. Dos 87 vencedores da edição 2011 do Prêmio International Design Excellence Awards (IDEA/Brasil), 29 estão localizados em São Paulo, o que representa 33% do total do País. A qualidade do ensino é um dos principais motivos que fazem o Estado ocupar esse lugar no setor.

No nível técnico, o Centro Paula Souza oferece mais de 3.200 vagas nos cursos de Design de Interiores, Design de Móveis, Calçados, Informática para Internet (web design), Comunicação Visual (design gráfico) e Modelagem do Vestuário, em unidades espalhadas por mais de 60 municípios do Estado, com índice de empregabilidade de 73%. As inscrições para o processo seletivo do 1° semestre de 2012 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. “Ao mesmo tempo em que falta emprego, sobram-se vagas no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. O esforço do governo é para oferecer cursos com qualidade reconhecida, aumentando as chances de colocação profissional”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Via Rápida Emprego

Lançado em julho, o programa Via Rápida Emprego disponibiliza cursos básicos de qualificação profissional para capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade de trabalho. São cursos rápidos, que duram de um a três meses, com direito a bolsa-auxílio e subsídio de transporte mensal. Estão sendo oferecidas 30 mil vagas em 2011 e a meta é capacitar 400 mil pessoas até 2014. Na área de design, destacam-se os cursos de Desenhista Mecânico e Desenho Assistido por Computador, além da nova formação em Designer de Sobrancelhas, que terá início a partir de 2012. Saiba mais no www.viarapida.sp.gov.br

Ensino superior

As três universidades públicas paulistas (USP, Unesp e Unicamp) oferecem cursos de bacharelado, pós-graduação e atividades extracurriculares com reconhecimento internacional. A Unesp lançou o primeiro curso de Doutorado em Design dentro de uma universidade pública no Brasil, no campus Bauru. O programa de pós-graduação é aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na graduação, destaque para o curso superior de Design oferecido no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), que registrou a média de 28 candidatos por vaga no último vestibular da Fuvest. Para 2012, foram abertas 40 vagas no período noturno. A prova da primeira fase do vestibular será no dia 27 de novembro.

“É por meio do investimento no capital humano que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia reitera seu compromisso com o fortalecimento de setores estratégicos como o design, transformando ideias criativas em oportunidades reais de crescimento econômico e de melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia