Estado convoca paulistas a doar sangue

No inverno há redução média de 30% nos estoques dos hemocentros

qua, 23/07/2008 - 15h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde convoca a população paulista para doar sangue nestes últimos dias de julho, antes do final do período de férias. O objetivo é reforçar os estoques dos hemocentros do Estado, que caem, em média, 30% nesta época do ano, em razão principalmente do frio.

No início do mês a Secretaria lançou a primeira campanha de doação de sangue no inverno. Com o tema “Neste inverno doe sangue, salve vidas”, a campanha tem como estrela a sambista Leci Brandão. Artistas como Viviane Pasmanter, Andreas Kisser (grupo Sepultura), Jair Rodrigues, Jair Oliveira e Luciana Mello também prestigiaram a iniciativa.

“Com o frio as pessoas estão menos dispostas a sair de casa para doar sangue. Mas é importante que a população aproveite o tempo livre dos últimos dias de férias para contribuir com os estoques de sangue, ajudando a salvar vidas”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

A intenção da campanha estadual é sensibilizar a população sobre a importância da doação regular, que é um procedimento completamente seguro e pode ajudar a salvar vidas.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Quem precisar tomar alguma vacina não poderá doar sangue no período de quatro semanas após a imunização. Portanto é importante que a pessoa se programe para fazer a doação antes da vacinação.

A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria da Saúde