Estado conscientiza estudantes sobre importância do voto

Ação começou na segunda-feira, 15, e atingiu cerca de 2 mil alunos da rede pública

ter, 16/09/2008 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação começou o projeto de conscientização sobre a importância do voto. O objetivo da ação, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), é que os alunos do Ensino Médio tenham conhecimento dessa ação democrática.

Na segunda-feira, 15, cerca de 2 mil estudantes receberam orientação por vídeo-conferência. Eles aprenderam sobre o sistema de votação, como funcionam apuração e o sistema político nacional, a importância de não vender voto e papel dos governantes, entre outros temas. 

A Secretaria e o TRE produziram vídeo informativo, já espalhado pelo Estado. Até 5 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições municipais, o tema será discutido em aulas de filosofia e história.

A palestra que deu início ao projeto durou três horas e contou com membros da Assembléia Legislativa e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, além de profissionais da Secretaria e do TRE.”É fundamental explicarmos a importância do voto. Os alunos do Ensino Médio precisam ter esta consciência. É um momento fundamental para um país”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação