Estado comemora Dia do Índio interagindo com a população

Atividades ocorrem a partir de parceria entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Cultura

qui, 19/04/2012 - 8h38 | Do Portal do Governo

Para comemorar de maneira diferente o Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira, 19, a Secretaria da Justiça e a Secretaria da Cultura levam 150 indígenas para assistir a uma sessão de cinema. Em cartaz, o filme Xingu. De acordo com o coordenador de políticas para a população negra e indígena do Estado, Antônio Carlos Arruda, “a realidade nos mostra que uma grande parte deles nunca foi ao cinema. Por isso, comemorar desta forma é muito importante, ainda mais assistindo a um filme que conta a história deles. Precisamos perceber que eles estão inseridos no nosso contexto diário.”

Também haverá atividades na Estação Sé do Metrô. Às 17h, a Secretaria da Cultura levará duas tribos guaranis, trazidas de Miracatu, no Vale do Ribeira, para celebrar com a população. Serão apresentadas danças típicas e reflexões sobre as dificuldades por que passam os povos indígenas.

O momento não será só especial para os índios, mas também para os usuários dos trens que poderão conhecer um pouco mais da história do povo que tem raízes fortes na construção do Estado. “É São Paulo se descobrindo indígena”, ressaltou Antônio Carlos Arruda, que completa: “muitos indígenas moram em São Paulo, são nossos companheiros de viagens nos trens, e, muitas vezes, não os percebemos. Essa é a oportunidade.”

Serviço:
Dia do índio – 19 de abril
Estação do Metrô da Sé
Praça da Sé, área livre do acesso sul, entrada da Catedral, das 17h às 19h

Do Portal do Governo do Estado